Cotidiano

PM afirma que redução do número de viaturas não prejudica programa

Para compensar corte, viaturas do Ronda no Bairro agora circulam com tanque de combustível cheio diariamente

A redução no quantitativo de viaturas de 40 para 30 do Programa Ronda no Bairro, determinada no mês passado pelo Governo do Estado, preocupou a população quanto à insegurança que a medida poderia trazer com possível diminuição no número de rondas ostensivas. No entanto, para não comprometer os serviços de segurança prestados pela Polícia Militar de Roraima (PMRR), as viaturas que permaneceram no Estado rodam com tanque cheio diariamente. Antes, a cota diária de combustível não ultrapassava os 40 litros.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Santos Filho, alguns veículos chegam a rodar uma média de 250 a 350 km por dia, somente na Capital, o que fazia com que algumas viaturas deixassem de realizar as rondas por falta de combustível. “O governo está providenciando ainda para que cada viatura tenha um cartão de abastecimento e controle, de forma que haja sempre uma maior mobilidade e celeridade nas ações de segurança pública”, disse.
Afirmou que todas as atividades que competem à corporação, na área do policiamento ostensivo, são planejadas criteriosamente. “Visamos a otimização dos resultados das ações executadas em prol do atendimento das demandas da população”, afirmou.
NÚMEROS – Atualmente, 300 policiais militares fazem parte do programa Ronda no Bairro. Segundo o comandante, mesmo com a redução no número de viaturas, não houve remanejamento de policiais e todos permanecem atuando. Entretanto, a comunicação por telefone com as viaturas para atendimento de ocorrências passará por reformulação, de forma que as situações de emergência deverão ser comunicadas por meio do 190 (emergência).     Quanto à tecnologia adotada nas viaturas, Filho informou que houve redução da frota, não substituição, ou seja, as viaturas possuem as mesmas tecnologias. “Cabe ressaltar que o policiamento ostensivo feito pelo programa Ronda no Bairro, sempre foi reforçado com atuação do Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais], Giro [Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva], Ciptur [Companhia Independente de Policiamento Turístico], Cavalaria e demais modalidades de policiamento da instituição. Desta forma, todos os setores continuam sendo atendidos diuturnamente pelas guarnições da Polícia Militar, garantindo a segurança da população”, frisou. (L.G.C)