As atividades do programa Rede Cidadania Melhor Idade da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) devem ser suspensas imediatamente, conforme recomendação do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).
No mesmo documento o MPRR solicita que os cuidados com os idosos residentes na Casa do Vovô, sejam intensificados.
De acordo com a Recomendação expedida nesta terça-feira, 17 de março, pela Promotoria de Justiça do Idoso, os funcionários que realizarem a assistência direta aos idosos devem utilizar óculos, máscara, gorro e/ou avental descartável e os equipamentos como termômetro, esfigmomanômetro e estetoscópio devem ser higienizados com álcool 70 ou outro desinfetante indicado para este fim, imediatamente após o uso.
O MPRR, recomenda ainda que, servidores do local que apresentem sintomas respiratórios devem ser afastados das atividades, assim como, deve ser proibida a entrada de visitantes que estejam com febre ou gripe.
O Promotor de Justiça Substituto, Lincoln Zaniolo, afirma que a medida se faz necessária, uma vez que na Rede Cidadania Melhor Idade e na Casa do Vovô, ocorre o agrupamento de pessoas idosas em ambientes fechados, sendo local de potencial transmissibilidade do Coronavírus.
“Considerando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica os idosos como grupo de risco, é imprescindível que todos os cuidados necessários sejam tomados pelos órgãos competentes. É dever do Estado, com absoluta prioridade, amparar as pessoas idosas, defender sua dignidade e bem-estar e garantir o direito à vida”, destacou o Promotor de Justiça.
Em caso de suspeita de infecção pelo coronavírus, as autoridades sanitárias devem ser notificadas e todos os protocolos de isolamento deverão ser seguidos. A Setrabes deverá encaminhar ao MPRR até a próxima sexta-feira, 20 de março, quais as medidas adotadas a respeito do caso, sob pena de responsabilização do gestor.
OUTRO LADO – A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) esclarece que, com base no Plano de Contingência Estadual contra o Coronavírus em Roraima, decidiu suspender no início desta semana todas as atividades realizadas pelo Centro de Convivência do Idoso, para os idosos com idade a partir de 60 anos de idade.
A Setrabes realiza atendimento para 1,2 mil idosos, os quais participam das ações do projeto e 31 estão instalados permanente, recebendo todos cuidados
necessários por estarem classificados em um grupo de risco. A ação da Secretaria instituída nesta semana é para salvaguardá-los.A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) esclarece que, com base no Plano de Contingência Estadual contra o Coronavírus em Roraima, decidiu suspender no início desta semana todas as atividades realizadas pelo Centro de Convivência do Idoso, para os idosos com idade a partir de 60 anos de idade.
A Setrabes realiza atendimento para 1,2 mil idosos, os quais participam das ações do projeto e 31 estão instalados permanente, recebendo todos cuidados
necessários por estarem classificados em um grupo de risco. A ação da Secretaria instituída nesta semana é para salvaguardá-los.