A chegada de casos suspeitos de coronavírus em Roraima começou a mudar a rotina dos motoristas de aplicativo. Em Boa Vista, os motoristas adotaram o álcool e gel, o uso de máscaras e vidros abertos, é o caso de Wesley Almeida de 25 anos.
Ele adotou as medidas por estar em contato direto com diversos clientes. “Esses dias busquei uma pessoa na rodoviária que veio de outro país, estou sempre de contato com dinheiro também, tudo isso me fez tomar essas precauções e espero que isso sirva de exemplo para outros motoristas” disse.
Ele ressalta que o movimento nas ruas caiu principalmente após o cancelamento das aulas. “Tem menos gente nas ruas, mas ainda estou trabalhando” disse.
O coronavírus é uma ameaça também aos profissionais do setor de transportes, como caminhoneiros, motoristas de ônibus e vans. O risco é maior no caso de veículos que são compartilhados, como os de frotas. Isso porque o vírus pode permanecer ativo por algum tempo em superfícies (sobretudo metálicas) tocadas por pessoas infectadas.
Como evitar o coronavírus
Para os motoristas, sobretudo de caminhões, ônibus e vans, é recomendável limpar regularmente com sabão ou álcool partes do veículo como o volante e a alavanca de câmbio. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos também ajuda muito. Se não houver água e sabão, é possível utilizar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Outras medidas eficazes são: