Em razão do decreto que instituiu a suspensão temporária de serviços em órgãos da esfera estadual, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde adotará mudanças no horário de atendimento nas unidades de saúde, a partir desta sexta-feira, 20.
Na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, por exemplo, a direção geral funcionará normalmente, e o ambulatório de curativos. Enquanto a sala de gesso atuará com horário programado pelo setor de atendimento da unidade.
Em relação ao fornecimento de medicamentos para pacientes com cadastro, o setor de farmácia da unidade atenderá as receitas para pacientes que tenham passado por análise psiquiátrica que terão validade de 120 dias, e validade de seis meses para pacientes crônicos.
O Núcleo Estadual de Reabilitação Física (NERF) também terá mudanças de atendimento em razão do coronavírus. O ambulatório de fisioterapia vai passar a funcionar com restrição de número de pacientes, com prioridade para aqueles pós-fratura aguda que já tenham feito a retirada do gesso.
Já no Centro de Referência da Mulher Maria Luíza Castro Perin vai continuar funcionando normalmente o ambulatório de pré-natal de Alto Risco e as biópsias de lesões graves de mama e cólon. Os demais serviços sofrerão redução no número de atendimentos.
Mesmo com o decreto, os serviços do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) vão continuar normalmente, mas a unidade também vai estar oferecendo atendimento agendado, por meio do telefone 2121-0883. O procedimento de agendamento pode ser feito tanto para doação individual quanto para campanhas.
Por conta do momento atual de cuidados em relação a propagação do COVID-19, as mudanças refletirão ainda a rotina no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
“Nestas unidades será suspensa temporariamente visitas. No entanto, a medida não afeta os acompanhantes de pacientes já internados nessas duas unidades”, enfatizou a secretária adjunta Patrícia Renovato.
Também haverá redução no número de atendimentos a Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), CER II (Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual).
A partir dessa sexta-feira, 20, as cirurgias eletivas também estarão suspensas no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, bem como no Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, no município de Pacaraima. Serão mantidos apenas os procedimentos de urgência e emergência
.