Política

Roraima registra 31 notificações em três municípios 

Por meio do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Roraima (Coer), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgou domingo, 22, o mais recente boletim epidemiológico para atualização sobre o novo coronavírus.

A nova atualização informa que o Estado possui 31 notificações para o COVID-19, de acordo com os critérios de definição de caso recomendados pelo Ministério da Saúde. Destes, dois foram confirmados, sete são suspeitos e 22 foram descartados.

Com relação somente aos casos suspeitos do novo coronavírus, cinco notificações da doença ocorreram em Boa Vista, um em Pacaraima, que já tem outros dois casos descartados, e um na cidade de Rorainópolis.

A divulgação da situação epidemiológica com relação à doença faz parte do Plano de Contingenciamento montado pelas autoridades de saúde do Estado e as publicações vão ocorre diariamente no site da pasta, no endereço www.saude.rr.gov.br. Vale lembrar que por conta do crescimento de casos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que o mundo vive uma pandemia da doença.

CONFIRMADOS – O casal que teve teste confirmado para Covid-19, esteve recentemente em São Paulo para acompanhar um exame do filho no Hospital Albert Einstein e, ao retornar para Roraima, apresentou os primeiros sintomas da doença. A informação foi divulgada primeiramente pela prefeita Teresa Surita (MDB) em sua rede social e foi confirmada logo em seguida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

O casal retornou de viagem para Boa Vista, no dia 11 de março, pela companhia Azul Linhas Aéreas.

Eles apresentaram os primeiros sintomas gripais dois dias após a sua chegada ao Estado. Em seguida, buscaram atendimento na rede particular, onde foram orientados a fazer os exames na rede pública. O material foi coletado no dia 19 de março por uma equipe da rede municipal de saúde, que ficou responsável pela notificação e pelo acompanhamento do isolamento domiciliar e monitoramento dos pacientes.

O material coletado foi então enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR) e divulgado no final da tarde de sábado, 21, pela direção. A Sesau informou ainda que seguindo os protocolos do Ministério da Saúde (MS) serão realizados exames para contraprova no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Servidora foi liberada após marido apresentar sintomas

O deputado Neto Loureiro (PMB), presidente da Comissão de Saúde da ALE-RR, informou que a servidora retornou aos trabalhos ao chegar de viagem, mas, quando o marido passou a sentir os sintomas, a mesma foi dispensada de suas atividades para ficar em quarentena.

“O exame foi realizado após tal afastamento. Enfatizo que a servidora chegou em Boa Vista sem apresentar nenhum sintoma, portanto, sem teste realizado, ao contrário das informações inverídicas que circularam nas redes sociais. Pedimos solidariedade e compreensão neste momento difícil”, completou Loureiro.

Ainda em relação à servidora, a Superintendência da Assembleia Legislativa informou em nota que o caso está sendo monitorado pela instituição, com “apoio necessário para minimizar os riscos de transmissão não só para outros servidores, como para a população de forma geral”.

Outra informação complementar obtida pela Folha é de que o paciente do sexo masculino é servidor público e lotado no Instituto de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima (Iacti-RR). Porém, o Governo do Estado não se pronunciou sobre a situação do servidor na pasta e nem quais medidas que devem ser adotadas a partir de agora, com a confirmação do caso. Já a paciente do sexo feminino presta serviço na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que suspendeu todas as sessões plenárias, atividades legislativas e administrativas em todos os prédios e deu ponto facultativo aos servidores.