Cotidiano

Saiba onde ir se estiver precisando de atendimento médico

As alterações foram realizadas para apresentar resposta célere às demandas relacionadas ao Coronavírus, segundo o governo.

As pessoas que precisarem dos serviços do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e Pronto Atendimento Cosme e Silva precisam estar atentas pois a Sesau alterou o fluxo do atendimento nas Unidades Hospitalares. 

O objetivo é garantir celeridade ao atendimento de pacientes internados pelo Novo Coronavírus (COVID 19), sem prejudicar os casos de urgência e emergência que necessitem de internação. 

Com as mudanças o Pronto Atendimento Airton Rocha, que funciona na estrutura administrativa do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento atenderá apenas pacientes sintomáticos respiratórios, ou seja, aqueles pacientes que apresentarem sintomas respiratórios, como febre, tosse, coriza e falta de ar.  

Já o Grande Trauma, que também funciona dentro do HGR, será referência exclusiva para pacientes que apresentarem dor torácica grave, trauma (acidentes de forma geral), suspeita de AVC e perda de consciência.

Os pacientes que sentirem sintomas clínicos que não sejam aqueles direcionados a esses dois locais devem procurar o Pronto Atendimento Cosme e Silva, localizado no bairro Pintolândia.

Nas situações em que o paciente apresentar quadro clínico com sintomas leves, ele  deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, uma vez que as unidades hospitalares atendem a protocolos de atendimento para quadro de saúde moderado a grave. 

Conforme o Secretário de Saúde, Francisco Monteiro Neto, é necessário redimensionar a rede de assistência, especialmente nas unidades hospitalares de referência, de forma que sejam apresentadas respostas rápidas para as demandas relacionadas ao Novo Coronavírus (COVID-19).  

“O objetivo é reforçar as ações de combate ao avanço da doença no Estado de Roraima e para isso é necessário reorganizar o sistema de trabalho, para garantir que Plano de Ação montado para esse momento de combate ao Coronavírus alcance os resultados previstos”, esclareceu o secretário.