Cotidiano

Membros de galera tomam conta de praça

Moradores denunciam que praça pública serve para galerosos usarem drogas e se enfrentarem com grupos rivais

Moradores do bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista, reclamam da falta de segurança na área próxima à praça localizada entre as ruas Campo Grande e Belo Horizonte. Vizinhos da região relataram que é comum a frequência de galeras no ginásio esportivo da praça, onde usam drogas e bebidas alcoólicas, aterrorizando os moradores.
Uma comerciante da região afirmou que recentemente houve um enfrentamento entre alunos de escolas do bairro. Segundo ela, a maioria dos jovens que frequentam a praça é menor de idade. “Na semana passada, puxaram até uma foice. Veio outro grupo com ripas e pedras. Eles se enfrentaram e só saem quando aparece o Ronda no Bairro da Polícia Militar”, explicou.
Outro lojista alegou que assaltos são comuns à noite. “Tem uma lan house por aqui que já sofreu até um arrastão. Depois que eles saem drogados dessa arquibancada, ficam violentos, sem medo das consequências. Todo mundo está assustado e essa situação nunca melhora”, lamentou o empresário. Para ele, o fato de a praça estar abandonada e destruída só agrava a situação.
O mestre de obras Régis Moreira, vizinho da praça, chamou o ginásio da praça de “marginódromo”. Para ele, a estrutura do lugar, já em visível estado de abandono por parte do poder público, serve apenas para reunir infratores, colocando as vidas e o bem-estar dos moradores em risco. Ele afirmou que não consegue entender o descaso com aquela estrutura.
As ações da Polícia Militar, segundo ele, são apenas paliativas. “Não adianta nada. Os vizinhos já não usam o espaço por medo. Os delinquentes tomaram conta de tudo”, frisou ao acrescentar: “Quando aparece a PM, eles fogem. Um e outro são pegos, mas depois voltam. E continua assim sempre”.
Todos os moradores entrevistados dizem que sentem na pele a falta de apoio das autoridades naquele espaço público. A vendedora Keyla Marques pretende se mudar do Nova Cidade devido ao medo que sente ao transitar pelas imediações de sua própria casa. “Está impossível. Já fui abordada até mesmo por colegas de escola do meu filho. Alguém precisa fazer alguma coisa antes que algo pior aconteça”.
PREFEITURA – Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura afirmou que a Secretaria Municipal de Obras Urbanismo incluirá a praça na programação de obras de manutenção. Informou ainda, que já concluiu a recuperação de praças de bairros, como Asa Branca, Mecejana e São Bento.
“Estão em processo de recuperação as praças Mané Garrincha, Ayrton Senna, dos Bambus, da Bandeira e o Parque Municipal Augusto Germano Sampaio. Ainda neste semestre terá início a recuperação da Praça das Águas e Portal do Milênio”, destacou.
Em relação à segurança no local, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito disse que irá intensificar a ronda da Guarda Municipal no local. (JPP)