Cotidiano

Família de idosa que morreu no HGR nega Covid-19 como causa

De acordo com os familiares, a idosa, de 74 anos, morreu de pneumonia, que foi a verdadeira causadora do falecimento.

A família de uma senhora de 74 anos, que morreu na última quinta-feira (9) no Hospital Geral de Roraima, procurou a reportagem da Folha para negar que a morte tenha sido causada por coronavírus. De acordo com os familiares, a idosa, de 74 anos, morreu de pneumonia, que foi a verdadeira causadora do falecimento.

“Enterraram a avó da minha esposa sem nem resultado sair. Essa morte por coronavírus não é verdade. O exame deu negativo e não foi coronavírus, ela morreu de pneumonia. Enterraram ela rapidamente sem a gente nem poder velar, sem nem poder olhar ela no caixão. Foi uma covardia o que fizeram” disse Roberto da Rocha Silva, conhecido como Curió, um dos familiares da vítima.

“Quando ela veio do Taiano era para levarem para o Cosme e Silva e não HGR. Aí entubaram ela sem fazer limpeza no aparelho e quando a família foi saber ela já estava morta. Isso foi terrível o que fizeram com a família, divulgar coisa que não aconteceu. Estão usando coronavírus para fazer política. Não tem mais roubo, nem acidente, nem nada, só coronavírus. A família está revoltada e é muito difícil e vamos tomar providência.”

A família reiterou que o hospital solicitou o exame para Covid-19 para seguir um protocolo devido à pneumonia. “Residimos em cidade pequena e além de estarmos vivendo o Luto, temos de enfrentar constrangimento, prejulgamento e hostilidade de diversas pessoas. Tem mais de 100 pessoas nessa família e ela era muito amada por nós”, aponta ele.

OUTRO LADO – A Sesau informou por meio de nota que conforme o boletim epidemiológico, dessa quinta-feira, 9, o Estado de Roraima possui dois óbitos pelo novo coronavírus (COVID-19).

Segundo a nota, o primeiro registro ocorreu na sexta-feira, 3, e trata-se de um homem, de 60 anos, que estava internado na UTI/COVID-19, no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.

A nota relata que o paciente foi internado na UTI, no sábado, dia 28.3, com quadro de saúde grave, diagnosticado positivo para COVID-19, com comorbidades associadas, como diabetes e hipertensão.

O segundo registro, de acordo com a Sesau, ocorreu nessa quinta-feira, 9, e trata-se de um homem, de 84 anos, que estava internado no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, para investigação clínica de quadro respiratório e notificação para COVID.

De acordo com a nota, o paciente foi internado no dia 5 de abril e apresentava comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão e comprometimento vascular.

A nota traz ainda a informação de que ainda nessa quinta-feira, 9, foi registrado o óbito de uma paciente de 74 anos, que estava internada na UTI, no Hospital Geral de Roraima. No entanto, ela era considerada apenas caso suspeito, e que a Sesau aguarda o resultado do exame sobre COVID-19.

Ainda na nota a Sesau esclarece que a paciente foi internada na UTI, na terça-feira, dia 7, com quadro de saúde gravíssimo, sem diagnóstico positivo para COVID-19, porém com insuficiência respiratória aguda, e que foi iniciada ventilação mecânica, no entanto, com piora progressiva.

De acordo com a Sesau, a paciente apresentou ainda insuficiência renal e veio a óbito na tarde dessa quinta-feira, 9, por Pneumonia.

Matéria atualizada às 18h02 com a nota da Secretaria de Saúde