Cotidiano

Diocese recomenda que famílias não se reúnam na Páscoa

A Igreja recomenda que fiéis utilizem a internet para manter a comunhão com a família

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças na rotina do mundo inteiro e isto não seria diferente durante a Páscoa. O período religioso que consiste na reflexão sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo, costuma provocar aglomerações em igrejas e reuniões familiares, o que não é recomendado por organizações da saúde. O mesmo pedido de distanciamento é feito pela Diocese de Roraima para este domingo (12).

Igrejas católicas e evangélicas têm feito suas reuniões por meio das redes sociais para evitar que os fiéis se aglomerem nos templos. A medida foi adotada pela Diocese, que tem feito a transmissão das missas da Semana Santa em suas páginas.

De acordo com o Bispo Dom Mário Antônio, a mesma alternativa pode ser considerada pelas famílias durante este domingo de Páscoa.

“É importante que se reunam família por família, tendo em vista as recomendações de não aglomerações de pessoas. A nossa diocese também orienta às comunidades para que as famílias celebrem a Páscoa na própria casa. Família por família. Na comunhão através de mensagens de Whatsapp, de telefones e manter esta sintonia, este afeto, este carinho, mesmo à distância”.

“É importante este isolamento domiciliar para que evitemos o avanço da propagação do coronavírus e de expor ao perigo os idosos e também as crianças. Enfim, a cada um de nós. Não existe risco zero, por isso é importante levar a sério as recomendações, mesmo em tempo pascal, que gostaríamos de atravessar ruas, bairros e cidades para comemorar a Páscoa, a festa da ressurreição de Jesus. Somos convidados a permanecer na nossa casa, em número restrito de pessoas, para evitar que a pandemia nos preocupe ainda mais”, recomendou o bispo.

Neste domingo (12) a Diocese de Roraima promove três missas de encerramento da Semana Santa. A primeira iniciará as 7h30 e terá transmissão apenas em rádio, a segunda as 8h30 será transmitida tanto na TV quanto nas redes sociais e às 19h, a transmissão será apenas online nos perfis da igreja no Facebook e Instagram.