Cotidiano

Coronavírus chegou no sistema prisional, diz sindicato

Dois presos estão contaminados com covid-19 e outros nove casos suspeitos ainda estão em investigação

O Sindicato dos Agentes Penitenciários confirmou para a FolhaBV que dois detentos da Cadeia Pública Masculina foram diagnosticados com covid-19.

De acordo com o presidente do Sindicato, Rarison Barbosa, haviam nove casos suspeitos na unidade prisional.

“No sábado, 11, foi recebido uma infectologista e uma promotora de Justiça, nós tínhamos nove casos suspeitos de covid-19, e dois deram positivo, os presos continuam isolados na Ala 3 do Bloco A, e agora estamos cobrando do Governo os equipamentos de proteção para os policiais penais”, disse.

Segundo o presidente, os presos podem ter sido contaminados durante o trabalho externo.

“Desde o início da pandemia, nós solicitamos que os presos deixassem de cumprir os trabalhos e projetos externos, e isso não foi acatado totalmente, o que pode ter contribuído para a contaminação desses dois reeducandos”, contou.

Ainda de acordo com Barbosa, a inauguração do novo bloco é fundamental para que haja controle da doença no presídio.

“Pedimos a liberação do anexo que foi construído ao lado da Cadeia para fazer a separação e isolamento desses presos com mais segurança, além da vacina contra a influenza que ajuda na melhora da imunidade dos profissionais, para que a gente evite uma contaminação maior nas unidades prisionais”, informou.

OUTRO LADO- A FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado e a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informou que dois reeducandos testaram positivo para COVID-19.

A nota informa que eles cumprem pena em regime fechado com direito a trabalho externo acompanhado por escolta, que está suspenso desde o dia 22 de março. Eles foram devidamente isolados e assim estão há cerca de 10 dias, sendo acompanhados por técnicos da Sesau.

 A nota ressalta que não existe transmissão dentro do sistema prisional, pois a Pasta está seguindo todos os protocolos para impedir o contágio. De acordo com a Sejuc, foram registrados apenas dois casos e todas as medidas necessárias foram adotadas a partir do momento em que eles apresentaram os primeiros sintomas.

Matéria atualizada em 14 de abril às 08h22 com nota do Governo do Estado