A Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) firmou uma parceria com o Exército Brasileiro e duas empresas e confirmou, nesta semana, a quarta edição dos Jogos Universitários Indígenas.
A competição será no Dia do Trabalhador (1º de maio), a partir das 8 horas, no Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos de Boa Vista (Gressb) – Avenida Terêncio Lima, no Centro. A Fuer irá oferecer um almoço para os atletas e, ao final da disputa, premiará os vencedores.
A edição deste ano será disputada em três modalidades, tanto no masculino como no feminino: arco e flecha, cabo de guerra e futebol. Tradicionais na cultura indígena, as modalidades “queda de corpo” e “corrida de tora” não serão executadas neste ano, pois nos últimos eventos os atletas se machucaram e a Fuer está revendo uma forma de refazer a modalidade de forma segura.
Até o momento, duas instituições confirmaram participação: a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Roraima (UERR).
A presidente da Fuer, Elaine Morellato, disse que o evento deste ano será menor em relação aos anteriores e explicou os motivos. “Este ano quase não conseguimos realizar o evento, por falta de interesse dos próprios atletas, que estão dispersando de suas modalidades tradicionais. Por isso, o evento este ano vai ser menor que os anteriores. Mas a ideia continua a mesma, que é resgatar a cultura indígena, por meio do esporte”, declarou.
Desta forma, os Jogos Universitários Indígenas de Roraima continua sendo o único evento esportivo do Brasil destinado exclusivamente para universitários indígenas.
“Desde a primeira edição contamos com a parceria do Exército, que continua acreditando no nosso trabalho. Mais uma vez, pedimos que os atletas aproveitem esta oportunidade de participar dos jogos, para que continuemos a fechar parceria nos próximos anos”, concluiu.
A Fuer conta com o apoio de Prefeitura de Boa Vista, Fetec, Roraima Garden Shopping, Exército Brasileiro, A Fórmula, Farmavita, 6º BEC, Governo do Estado, BV Formaturas, Cacau Show e Folha de Boa Vista.
Esporte
Dia 1º de maio tem Jogos Universitários Indígenas
De acordo com a Fuer, a competição deste ano será menor que as anteriores. A entidade alegou “falta de interesse dos próprios atletas” em competirem