A partir desta terça-feira (21), entrará em funcionamento a feira itinerante “Pague e Leve da Agricultura Familiar”. Criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o projeto funcionará de terça-feira a sexta-feira, entre 7h30min e 14h na sede da própria secretaria, localizado na Rua General Penha Brasil, número 1121, no bairro São Francisco.
Para desenvolver as atividades, será adotado para o atendimento ao público os sistemas de drive-thru, em que o cliente realiza a compra sem sair do carro, e delivery. Os agricultores familiares e as cooperativas vão se revezar nos quiosques que serão montados, com a finalidade de oferecer produtos variados aos clientes.
“Resolvemos fazer dentro do espaço da Seapa. Estaremos num ambiente interno nosso, e podemos possibilitar aos consumidores, de dentro dos seus veículos, escolherem e indicarem os produtos que querem comprar”, explicou o titular da pasta, Emerson Baú.
O comerciante estará preparado para atender, com todas as normas de segurança exigidas. O objetivo é que não haja contato físico, ou quase nenhum.
“Essa é uma forma que encontramos para ser um meio de escoamento para a agricultura familiar, para os feirantes que estão penalizados por não ter como vender a sua produção”, frisou Baú.
Conforme o secretário de Agricultura, a Seapa segue orientação do governador Antonio Denarium para apoiar a agricultura familiar. As recomendações de segurança serão aplicadas rigorosamente e os cuidados serão redobrados.
“O governador pediu para verificar como poderíamos apoiar nas vendas da agricultura familiar. Buscamos ideias e encontramos o sistema de feirinha drive- thru. Ele é reforçado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e outros Estados já estão fazendo”, informou.
DELIVERY – Outra alternativa de incentivo de venda para os feirantes e pequenos comerciantes que trabalham com hortifruti e derivados é o sistema de delivery, por meio do qual a pessoa liga, pede os produtos e recebe na comodidade da casa.
O secretário explica que essa é mais uma forma de escoar a produção. “O consumo diminuiu, as pessoas estão mais em casa, e é na crise que o empreendedor vê a oportunidade. Eles já estão percebendo isso, já estão fazendo também parcerias, as cooperativas estão organizadas”, afirmou.
As artes de divulgação estão sendo feitas pela Seapa para ajudar quem não pode pagar por elas. “Quero pedir e sensibilizar a população para consumir estes produtos, que compre dos pequenos comerciantes, que se torne cliente dos feirantes, para que eles possam ter condições de continuar produzindo e assim não falte alimento nas nossas mesas”, finaliza o secretário.