Cotidiano

Cerest orienta professores sobre o cuidado com a saúde vocal

Primeiro evento da "Campanha da Voz" acontece hoje, a partir das 18h, na escola estadual Monteiro Lobato

Com o objetivo de sensibilizar profissionais da Educação sobre a importância de hábitos saudáveis que ajudam a combater o desgaste vocal, o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador em Roraima (Cerest-RR) promove hoje, a partir das 18h, na escola estadual Monteiro Lobato, a “Campanha da Voz”. A previsão é que as demais escolas do Estado recebam as palestras no decorrer do ano.
A gerente do Cerest-RR, Martha Anjos Lima, informou que devem participar da programação, aproximadamente 150 professores, conforme o quadro de profissionais lotados na escola. “Foram convidados os educadores dos turnos matutino, vespertino e noturno”, disse.
A ação contará com palestra de duas fonoaudiólogas. Elas darão toda a orientação para que os professores sejam os principais agentes de combate aos agravos vocais. A palestra será interativa, ou seja, os educadores terão a oportunidade para esclarecimento de dúvidas.
Dentre os tópicos, serão abordados: cuidados, higiene e bons hábitos que podem contribuir para que os professores não desenvolvam alterações da voz como rouquidão, perda da fala, pigarro e cansaço para falar. Essas doenças vocais relacionadas ao trabalho tem sido motivo constante de afastamentos e licenças, causando um grande impacto social, econômico, profissional e pessoal.
“Este prejuízo com o afastamento de professores por problema da voz, afeta a qualidade do ensino, uma vez a substituição desses profissionais podem causar desmotivação por parte dos alunos para frequentar as aulas”, comentou a gerente.
Segundo Martha, a maioria das vezes, esses  profissionais não recebem orientações sobre como utilizar a voz de forma adequada. E devido ao relato de um grande índice de professores afastados de sala de aula por causa de agravos na voz, o Cerest elaborou a estratégia de orientar os profissionais no sentido de minimizar ou até mesmo evitar que problemas com estes, continuem acontecendo.
Cuidados bem simples podem evitar que o desgaste vocal ocorra. “Beber água a cada 30 minutos é primordial”, disse a gerente, informando que as cordas vocais necessitam desta hidratação, principalmente para quem trabalha com elas.
Pensando no cuidado com a voz, o Cerest-RR vai entregar a todos os professores participantes, uma  squeeze, para que no decorrer do trabalho, eles possam dar pequenas pausas para hidratar as cordas vocais. “A ideia do brinde é de garantir que o profissional cuide da voz, sem precisar interromper por longo período ao deslocar-se de sala, para beber água”, enfatizou Martha, destacando que para não quebrar a continuidade da aula, alguns professores acabam por não sair e assim ficando vulneráveis aos agravos vocais.
CEREST
A equipe do Cerest orienta trabalhadores formais e informais com suspeita de agravos, doenças ou acidentes relacionados ao trabalho, além de realizar palestras e capacitações sobre temática de saúde do trabalhador. Na unidade é verificada a causa do agravo ou da doença, caso não tenha sido possível pela Unidade Básica de Saúde. Em alguns casos, é enviada uma equipe técnica ao local de trabalho do paciente. Os profissionais fazem uma análise de toda a vida do trabalhador, na qual é verificada a função exercida pela pessoa, como os serviços eram executados pelo trabalhador e por quanto tempo. A partir destas ações, analisam se o problema apresentado pelo paciente está relacionado ou não ao trabalho.
O Centro Estadual funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na avenida Glaycon de Paiva, esquina com avenida Surumu, na frente do Mercado Romeu Caldas de Magalhães. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3623-3415.
Fonte: Secom