Geral

Renda Cidadã não atenderá quem já recebe algum auxílio

Em entrevista ao Quem é Quem, Antonio Denarium falou sobre a situação de Roraima durante a pandemia de coronavírus e os impactos no comércio local

Roraima conta atualmente com 425 casos confirmados de covid-19. Até o momento o Estado registra 80 casos suspeitos, 467 descartados e quatro óbitos.

Ao todo 14 pessoas estão internadas no HGR recebendo acompanhamento médico, 17 pacientes receberam alta hospitalar e já estão em isolamento domiciliar para finalizar a recuperação, e 110 pessoas são consideradas recuperadas, após avaliação médica.

Para falar sobre esses dados e sobre o que tem sido feito para prestar apoio aos empresários locais que estão sofrendo impacto financeiro devido ao período de isolamento social, o Quem é Quem desta terça-feira, 28, entrevista o governador Antônio Denarium. O Quem é Quem vai ao ar às 12h45.

Sobre o momento que passo o comércio local, o chefe do executivo falou sobre o apoio que os bancos tem dado aos empresários.

“Temos conversado com o Banco da Amazônia sobre a liberação de linhas de créditos, o BASA liberou 100 mil reais para empresários com uma taxa de 2,5% ao ano. O Banco do Brasil também tem linhas disponíveis. Além disso, os bancos estão ampliando os prazos para o pagamento”, explicou.

Denarium falou ainda sobre a barreira instalada no Jundiá.

“A barreira sanitária instalada entre Amazonas e Roraima, uma parceiria entre os dois estados, nós suspendemos o transporte interestadual, antes eram cerca de 1500 pessoas entrando diariamente de Manaus em Roraima nos ônibus. E com isso, está entrando cerca de 200 a 300 por dia”, contou.

“Na verdade já está colapsado o sistema de saúde do Amazonas, nem vaga no cemitério lá tem mais. Com a barreira nós fazemos esse acompanhamento das pessoas que estão sintomáticas e assintomáticas. Na barreira é medido a temperatura de todas as pessoas que passam por lá, e é enviado para a sala de situação os casos sintomáticos”, informou.

Sobre o impedimento de pessoas entrarem em Roraima pela divisa com Amazonas, Denarium disse que não pode impedir o direito de ir e vir.

“Independente de onde a pessoa venha ela tem direito a receber atendimento médico, então não podemos negar atendimento a ninguém. Todo cidadão brasileiro tem direito de ir e vir, então não podemos impedir a entrada de brasileiros vindo de qualquer lugar para o nosso estado. Estamos muito preocupados, mas é inconstitucional impedir que as pessoas entrem em Roraima”, pontuou.

Antonio Denarium disse que o valor gasto com merenda escolar nas escolas estaduais será revertido para pagamento do Renda Cidadã.

“Já que as aulas estão suspensas, estamos levantando o valor da merenda escolar, para que seja distribuído para as famílias carentes de Roraima, então será distribuído o cartão para as famílias de baixa renda. O Governo recebe 660 mil reais por mês do MEC, mais R$ 1,7 milhões são complementados pelo Governo do Estado. Um total de R$2,3 milhões serão entregues no total mensalmente”, garantiu.

Denarium explicou que quem já recebe algum auxílio não será beneficiado.

“A Setrabes está indo pessoalmente na casa das pessoas fazer a visita para que não haja duplicidade de benefícios. Quem já está no Bolsa Família não receberá o Renda Cidadã”, acrescentou.

Sobre os atendimentos no HGR, Denarium explicou como esta o funcionamento da unidade.

“Estão sendo feitas as cirurgias de emergências, as eletivas estão suspensas. O Canarinho é um hospital de retaguarda do HGR, as pessoas do bloco D e E foram encaminhadas para o Canarinho, também contratamos leitos no Hospital Lote Iris. O Hospital de Campanha é parceira com Prefeitura, UFRR, e Ministério da Defesa. Caso lote o HGR o excedente de pacientes será encaminhado para lá.

“Hoje temos 16 pessoas confirmadas internadas no HGR, quatro na UTI, já compramos 50 respiradores que já chegaram, já tínhamos 40 leitos de UTI, e compramos mais dois lotes de 30 respiradores cada, aumentando em 120 leitos em Roraima”, disse.

Sintonize na frequência 100.3 ou acompanhe a live do programa no Folha BV Play.