Cotidiano

Prefeitura de Rorainópolis decreta uso obrigatório de máscara

Medida é válida somente para servidores públicos e funcionários de estabelecimentos comerciais

Os servidores públicos e funcionários de estabelecimentos comerciais de Rorainópolis deverão obrigatoriamente fazer uso de máscaras de proteção facial a partir desta terça-feira, 28. A medida foi estabelecida por meio de decreto divulgado pela Prefeitura Municipal.

De acordo com o prefeito do município, Leandro Almeida, a utilização das máscaras são para os servidores públicos nos órgãos públicos, funcionários e proprietários de estabelecimentos comerciais e industriais. Os estabelecimentos comerciais e industriais deverão também fornecer álcool 70% aos funcionários e clientes.

Para a população em geral fica recomendado o uso de máscaras em espaços públicos, vias públicas, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. Também é orientado que os munícipes não realizem e nem permaneçam em aglomerações de pessoas, nos espaços particulares ou públicos.

O prefeito ressalta que o uso de qualquer tipo de máscara, mesmo as feitas em domicílio, associada a lavagem de mãos, uso de álcool gel e distanciamento social aumentam, significativamente, a proteção da população em geral contra a Covid-19.

Quem não cumprir as regras determinadas pelo decreto pode acarretar em infração administrativa e a incidência do crime de infração de medida sanitária preventiva do Art. 268 do Código Penal. 

FRONTEIRA – O prefeito determina ainda que as pessoas que retornarem de outros estados ou países deverão ficar em suas residências e entrar em contato com o Disk-Saúde pelo telefone (95) 99126-0101. Vale ressaltar que o município fica localizado na divisa com o estado do Amazonas.

“Só saiam de casa em casos de extrema necessidade, evitem aglomerações e reforcem a higiene para prevenir o vírus”, reforçou Almeida. (P.C.)