Cotidiano

PL autoriza criação de portal online e telefônico para apoio

Portal de comunicação deve funcionar 24h; Psicólogos, psiquiatras e neurologistas poderão se cadastrar para atender de forma voluntária

Ascom/Lenir Rodrigues 

Em tempos de isolamento social, é comum que as pessoas se sintam em pânico, ansiosas ou com outros tipos de transtornos mentais. O Projeto de Lei de autoria da deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA), aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Roraima autoriza a criação um portal online e via telefone de apoio psicológico, devido à quarentena causada pelo Covid-19.

O portal atenderá pessoas com ansiedade, depressão e pânico, mas também poderá ser requisitado por quem não possui diagnóstico, caso apenas precise conversar com alguém. Psicólogos, psiquiatras e neurologistas poderão se cadastrar para atender de forma voluntária. O portal deverá funcionar 24h.

Para Lenir, cuidar da saúde mental da população é de suma importância, pois uma pandemia traz pânico, insegurança e medo, sendo necessária uma atenção especial à saúde mental da população. “Há um grande fluxo viral de notícias falsas, que acaba colaborando no aumento do desespero das pessoas, incertezas, gerando na maioria das vezes transtornos de ansiedade, pânico dentre outros sintomas”.

O projeto segue para sanção ou veto do Governo do Estado.