Os dez deputados membros do Bloco da Maioria se reúnem na tarde de hoje, 05, a partir das 15h na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), para tratar sobre o pedido de impeachment do governador Antonio Denarium (sem partido).
A informação foi prestada pela deputada Yonny Pedroso (Solidariedade), membro do Bloco da Maioria da ALE-RR, em entrevista à Rádio Folha 100.3 FM na manhã desta terça-feira. O relato é que a medida foi motivada em razão de denúncias de supostas irregularidades na aquisição de equipamentos para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), considerando a pandemia do novo coronavírus.
“O Bloco da Maioria irá se reunir na tarde de hoje. Já temos evidências e fatos relevantes para que a gente possa fazer o pedido. Nós vamos discutir hoje à tarde, mas já está praticamente certo. Nós só vamos definir qual a melhor forma. Depois irá para votação na Casa”, explicou Yonny.
A parlamentar também citou que esteve presente na visita da Comissão Parlamentar da Saúde (CPI) da ALE-RR na Sesau. “A montagem dos processos estava completamente maculada. Um processo com 100 páginas só tinha quatro folhas. Não tinha assinatura. Totalmente descaracterizado”, reforçou.
O bloco da maioria é liderado pelo deputado Coronel Chagas (PRTB) e pelo vice-líder Evangelista Siqueira (PT), tendo como os demais membros: Betânia Almeida (PV), Dhiego Coelho (PTC), Neto Loureiro (PMB), Nilton Sindpol (Patri), Odilon Filho (Patri), Renato Silva (Republicanos), Yonny Pedroso (SD) e Jânio Xingu (PSB).
ENTENDA – Deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Saúde (CPI) da Assembleia Legislativa apreenderam 21 processos durante a diligência realizada na Sesau na manhã de segunda-feira (4).
O presidente da CPI da Saúde, deputado Coronel Chagas (PRTB), pontuou que a diligência foi solicitada pelo relator da CPI, o deputado Jorge Everton (MDB). “ Agora iremos nos debruçar sobre esses documentos para verificar todos os procedimentos realizados para compra, principalmente dos equipamentos respiratórios e outras aquisições pela pasta”, destacou o parlamentar.
Membros do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) também realizaram uma fiscalização na Sesau para averiguar irregularidades encontradas nos processos de aquisição de respiradores pelo Governo do Estado. O comitê é coordenado pelo conselheiro Bismarck Dias de Azevedo. O órgão fiscalizador informou que desde o dia 22 de abril tomou conhecimento do processo de aquisição dos equipamentos, e a partir daí tiveram início as investigações.
No mesmo dia o governador Antonio Denarium assinou um decreto onde foi criada a Força-Tarefa da Procuradoria Geral do Estado para intervenção jurídica na Sesau.