*colaborou Débora Cavalcante, repórter da Rádio Folha
Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Saúde na manhã desta quarta-feira (6), o titular da pasta, Olivan Júnior, anunciou que será implementada uma Central de Ambulâncias no Estado para transportar os pacientes às Áreas de Proteção e Cuidado do Estado.
Para o serviço, foram adquiridas para Roraima mais 14 ambulâncias destinadas ao trabalho do Plano Estadual de Contingência do Coronavírus (Covid-19). “Essas ambulâncias serão utilizadas para atender a população em geral, desde quem está com caso suspeito ou confirmado de Covid-19, até pacientes com outros problemas de saúde”, acrescentou Júnior.
ÓBITOS – Ainda durante a coletiva, o novo secretário de saúde estimou que 85% dos pacientes que vieram à óbito tinham alguma doença pré-existente, ou seja, faziam parte dos grupos de risco. Por conta disso, ele fez um alerta.
“Enquanto as pessoas desobedecerem as exigências públicas, estarão colocando em risco as pessoas que fazem parte do grupo de risco. Então é necessário seguir as orientações dos médicos e técnicos, para que tudo dê certo. E vai dar!”, disse o titular da Sesau.
PARTICULARES – Presente na coletiva de imprensa, a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Valdirene Oliveira, afirmou que os exames de Coronavírus (Covid-19) feitos por meio de clínicas particulares, são contabilizados pela Sesau, por meio das informações enviadas a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) pelos municípios.
“O fluxo de informação vem via município. Então todos os laboratórios privados precisam informar a notificação e os casos positivos aos municípios e reportar a vigilância municipal, para que seja repassada a vigilância estadual”, explicou Valdirene.