Política

Governo anuncia revitalização do Distrito Industrial durante encontro

A Governadora Suely Campos descartou a criação da Secretaria Estadual da Indústria, reivindicação que vem sendo feita pelos empresários

O Governo do Estado anunciou que está elaborando um projeto para revitalizar o Distrito Industrial Aquilino Mota Duarte, localizado no trecho sul da BR-174, obra que deve ser iniciada já no próximo ano. A afirmação foi dada ontem pela governadora Suely Campos (PP) durante o “Primeiro Café com a Indústria 2015”, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e que contou com empresários de vários setores da indústria roraimense.
“A posição do governo é de parceria com o setor industrial, pois entendemos que o Distrito Industrial precisa de estruturação de asfalto, iluminação, água e esgotamento sanitário. Estamos elaborando um projeto para que possamos resolver todas as demandas por entender que a industria é importante na geração de emprego e renda. Nós vamos ajudá-los com essa infraestrutura”, frisou.       
Quanto aos recursos necessários para as obras de revitalização, Suely disse que o Estado estará captando recursos federais junto à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ao Ministério da Indústria e Comércio. “Vamos captar recursos fora do Estado e revitalizar o Distrito Industrial. Vamos começar do zero. Aqui não há água, não há iluminação. Existe ainda a questão da segurança e da legalização das terras. Resolvidas essas demandas, eles terão uma condição melhor de investir e contribuir para o crescimento da economia do nosso Estado”, frisou.   
Quanto ao pedido da Fier em criar a Secretaria Estadual da Indústria, Suely descartou essa possibilidade. “Neste momento, não vamos criar nenhuma secretaria ou algo que gere despesas para o governo. Primeiro temos que estruturar o parque industrial e, com o aumento da indústria, aí podemos pensar futuramente em criar a Secretaria da Indústria em nosso Estado”, frisou.       
Durante sua apresentação, a governadora enfatizou algumas ações que tiveram início no Distrito Industrial, como a terraplanagem, abertura de ruas e limpeza das vias. “Já determinamos a presença da Ronda no Bairro aqui para garantir a segurança. Além disso, contataremos a Prefeitura para viabilizar questões como iluminação pública e coleta de lixo”.
Suely ainda pontuou outros temas, como o início da reformulação das bases legais que regem o Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), com encontros mais frequentes do Conselho Diretor para solucionar pendências que se arrastam desde 2010 e a retomada das obras do Condomínio Empresarial, que consiste na construção de galpões de armazenagem para atender ao setor madeireiro e de móveis de Boa Vista. Segundo a governadora, este convênio foi encerrado pela Suframa devido às irregularidades encontradas. “Caso não seja possível viabilizar esse recurso junto à Suframa, o Governo do Estado realizará com recursos próprios”, afirmou. (R.R)
Presidente da Fier avalia como positivo encontro com governo
O presidente da Federação das Indústrias do Estado e Roraima (Fier), Rivaldo Neves, apontou como positivo o encontro dos empresários com a governadora Suely Campos e ressaltou a importância da aproximação do setor com o poder público.
“O encontro atendeu todas as expectativas de todos os empresários e de todas as empresas que estão no Distrito Industrial. A governadora falou o que nós gostaríamos de ouvir”, frisou. “É muito importante essa aproximação entre o setor industrial e o poder público, que seja Governo do Estado e Prefeitura, para desenvolver um permanente processo de comunicação e parceria para o desenvolvimento da nossa indústria”, destacou.
Ao ser indagado sobre as reivindicações apresentadas, através da Carta da Indústria, para a então candidata Suely Campos e o que já foi feito para fortalecer o setor da indústria nestes cem dias de administração, Rivaldo Neves defendeu a dificuldade financeira apresentada pela gestão. “É como a governadora Suely Campos colocou, que tem um governo de dificuldades, mas, aos poucos, nossa carta está sendo atendida”, disse, citando o início da limpeza do Distrito e da iluminação pública.
SECRETARIA – A superintendente da Fier, Almecir de Freitas Câmara, informou que a entidade defende a criação da Secretaria Estadual da Indústria e ressalta que este é um dos pontos que consta na Carta da Indústria, documento entregue durante a campanha eleitoral a Suely Campos em evento semelhante ao de ontem.  
“Essa é uma reivindicação da Fier e é uma pauta dos empresários, mas que ainda não apareceu na pauta do governo. Por enquanto, a indústria está sendo cuidada pela Seplan [Secretaria Estadual de Planejamento] e temos feito um trabalho intenso de parceria para que os assuntos da indústria não fiquem em segundo plano”, frisou. 
Ela ressaltou que entre as principais reivindicações que a Fier apresentou à governadora está a revitalização da infraestrutura do Distrito Industrial. “Faltam saneamento, água e iluminação. Falta muita coisa para que o Distrito se sinta seguro e possa trazer mais indústrias para cá”, frisou, além de citar a situação da energia, questão fundiária e de licenciamento ambiental no Estado.
“São problemas para muitos empresários que não têm a titularização de suas terras. A questão ambiental é importante que se resolva para o crescimento do setor madeireiro e lei de incentivos que já estão sendo trabalhadas”, disse. “Só com a política industrial estruturada e lançada é que teremos um norte a seguir. E com isso virá o desenvolvimento do setor”, frisou. (R.R)