Polícia

Policiais civis com suspeita de coronavírus serão testados

Foi criado um gabinete de crise para gerenciar ações de combate ao Coronavírus

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) instituiu o Gabinete Interno de Gerenciamento de Crise e formou uma equipe que atuará na área da saúde, realizando testes rápidos para atender aos profissionais da instituição com suspeita de Coronavírus (COVID-19), além do monitoramento dos policiais e familiares que tiveram contato com o servidor infectado.

A medida foi adotada devido à situação de emergência de saúde causada pela pandemia da COVID-19. De acordo com o delegado geral Herbert de Amorim Cardoso, o Gabinete de Gerenciamento de Crise foi instalado provisoriamente no dia 30 de abril para orientar, controlar e coordenar as ações de atuação da PCRR, possibilitando tomar todas as decisões administrativas e operacionais, decorrentes da emergência de saúde pública.

A coordenação geral dos trabalhos estará a cargo da DG (Delegacia Geral), mas o Gabinete Interno de Gerenciamento de Crise será formado também pela DGA (Delegacia Geral Adjunta), DA (Departamento Administrativo), DPE (Departamento de Polícia Especializada), RH (Recursos Humanos) e NSAP (Núcleo de Saúde e Atendimento Psicossocial).

Servidores da PCRR foram treinados para realizar testes rápidos

 Dois servidores da PCRR (um odontolegista e uma escrivã de polícia e acadêmica de medicina) serão os responsáveis pelos testes rápidos da COVID-19 junto aos policiais, tendo inclusive passado por um treinamento com a Vigilância Sanitária.

 Conforme a diretora do DPE, delegada Elivânia Aguiar, os policiais civis que necessitarem do teste rápido devem fazer contato telefônico com a equipe, que fará o agendamento e, posteriormente, irá à casa do servidor realizar o exame.

 A equipe montada, segundo a diretora, tem funções distintas e os trabalhos envolvem o agendamento, o teste, o acompanhamento do servidor, familiares e policiais com quem teve contato. Além disso, acompanha o afastamento do servidor infectado e orienta quanto às providências a serem adotadas junto ao RH.

 O delegado geral Herbert de Amorim Cardoso destacou que a ideia é conseguir, em tempo hábil, tomar decisões e iniciativas necessárias para que o serviço prestado à população não seja interrompido por conta da pandemia da COVID-19.

 “Queremos levar mais segurança aos nossos servidores, auxiliando-os por meio dessa equipe que estará disponível para acompanhar, orientar e adotar medidas necessárias para um melhor tratamento, caso sejam contaminados”, destacou.

 Um dos problemas enfrentados em Roraima é a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que possam atender aos profissionais, seja da saúde ou da segurança. Entretanto, a PCRR vem adquirindo os produtos por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) e outras instituições, por meio de doações, para serem destinadas aos profissionais que estão à frente desse trabalho e, ainda, aos policiais que estão trabalhando no combate ao crime.

 “Não estamos medindo esforços para que o trabalho nas unidades da Polícia Civil ocorra, mas precisamos, paralelamente, garantir segurança aos nossos policiais e aos seus familiares. Temos visto que é uma doença grave, de alto contágio e precisamos adotar medidas para atender os policiais civis”, disse.