Cotidiano

Usuária reclama de falta de leito para paciente com covid-19

A denunciante relata que a tia esperou por atendimento por dez horas

Uma denunciante entrou em contato com a Folha de Boa Vista para relatar a falta de leitos destinados à pacientes com sintomas de coronavírus no Hospital Geral de Roraima nessa quarta-feira (20).

Segundo ela, sua tia de 66 anos esperou por dez horas pelo atendimento no Hospital Geral de Roraima e não foi atendida. A paciente veio de Rorainópolis com os sintomas da doença e deu entrada no hospital às 16 horas.

“A minha prima levou ela até o hospital e teve que ficar em casa já que não poderia acompanhar a mãe. Ela ficou até as 2 horas da manhã sentada em uma cadeira, sentindo muitas dores no corpo e sem atendimento e medicação. Os funcionários falaram que um grupo de pessoas esperava pelo leito, porém não tinha espaço” relatou.

Ela contou que se uniu com os familiares para tentar atendimento em um Hospital particular. “Vamos pagar R$700, 00 por diária de internação, mas é a única forma de ter atendimento. Ela tem pneumonia, é idosa diabética, hipertensa e depressiva agora imagine sem ter contato físico com a família e se ver obrigada a ligar chorando para sua filha as 02h00 da madrugada q não agüenta mais ficar sentada em uma cadeira sem um leito para se quer tentar descansar!!” relatou.

Outro lado – A Direção do PAAR (Pronto Atendimento Airton Rocha) esclarece que não há qualquer registro de atendimento da paciente e que segue todos protocolos de orientação internacional e do MS (Ministério da Saúde) para o atendimento a pessoas com sinais e sintomas do Coronavírus (COVID-19).

Caso o paciente não possua critérios de gravidade, a internação no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) não é autorizada, pois isso poderia colocá-lo em risco de contágio não só para a COVID-19, mas também para

bactérias hospitalares, risco de trombose venosa, entre outros.

O HGR é um hospital de média e alta complexidades, no qual o paciente deve permanecer somente se houver benefício a saúde, sendo temerário mantê-lo

nessa área sem critérios específicos.

Vale ressaltar ainda que o PAAR dispõe de UBS (Unidade Básica de Saúde) para o acompanhamento de pacientes sem critérios de gravidade. Essas pessoas são orientadas a permanecer em isolamento domiciliar e retornar ao HGR apenas se apresentar agravamento de saúde. Sempre que esse paciente precisar, a equipe estará pronta 24 horas para avalia-lo.