Polícia

Vigilante é preso com cocaína dentro de carro

O vigilante José Evandro Simões de Freitas Júnior, de 25 anos, foi flagrado e preso ontem com vários papelotes de cocaína em seu carro. Ele foi abordado pelos agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), na avenida Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Asa Branca, zona Oeste.
A prisão é a continuidade de uma investigação que começou na semana passada, quando um casal foi preso com aproximadamente um quilo de cocaína, no bairro Asa Branca. A ação policial é uma diretriz da Delegacia-Geral de Polícia Civil e foi coordenada pelo Denarc (Departamento de Narcóticos) como parte da política de repressão ao tráfico de drogas.
Segundo o diretor do Denarc, Márcio Amorim, atualmente existem várias linhas de investigações para o combate ao tráfico de drogas em Roraima. Uma dessas ações resultou, no dia 16, na prisão de Frank Ferreira Brito, de 34 anos, e Angélica Uchôa Freire de Carvalho, de 41 anos.
A equipe da DRE, sob o comando do delegado João Evangelista, recebeu a informação de que o casal, além de distribuir droga pela cidade, também era “químico”, ou seja, tinham conhecimento dos procedimentos para misturar a droga com outros produtos e assim dobrar a quantidade. Ambos eram reincidentes no crime e estavam cumprindo pena em regime aberto.
Amorim destacou que o casal foi preso em via pública, na Rua Juvêncio Jaricuna de Albuquerque, bairro Asa Branca, no momento em que foi flagrado portando duas porções de substâncias entorpecentes. Além de um quilo, entre base e pó de cocaína, foi encontrado material para misturar a droga, como “crea”, bicarbonato de sódio e três balanças de precisão.
Os dois foram autuados em flagrante e encaminhados ao presídio. Ela para a Cadeia Pública Feminina e ele para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
CONTINUIDADE – O vigilante José Evandro Júnior foi abordado na avenida Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Asa Branca, onde foi encontrado no veículo dele trouxas de cocaína prontas para venda. As investigações apontaram que ele utilizava a casa do irmão, ao lado, para esconder a droga.
“Após a abordagem, foi realizada diligência até a sua casa, onde foram encontrados ‘paraquedas’ – plástico utilizado para embalar os entorpecentes. Na casa do irmão foi encontrada mais droga, porém o trabalho de investigação analisou que o irmão dele não sabia da ação criminosa do irmão”, esclareceu o delegado Amorim.
Além da cocaína e fermento em pó, utilizado para aumentar a quantidade da droga, o diretor informou que foram apreendidas balança de precisão e um carro Celta que seria utilizado pelo suspeito.
Márcio Amorim destacou que desde janeiro vem se intensificando as ações em Roraima para desarticular os pontos de vendas de drogas. “Essas ações visam combater tanto o tráfico de drogas de grande porte quanto o de pequeno porte. Queremos oferecer uma maior segurança à população e verificamos que casos como esse, considerado de pequeno tráfico, incomoda a vizinhança”, disse.
O vigilante foi autuado em flagrante e responderá por crime de tráfico de drogas e apetrechos. Após os procedimentos na DRE, ele foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), zona rural, onde permanecerá à disposição da Justiça.