Cultura

Musical conta a lenda da Vitória Régia

O DVD do musical será lançado na segunda-feira (27) no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) na UFRR

Uma lenda conta a história de uma linda jovem e guerreira que sonhava em conhecer a Lua, um dia, tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem da lua refletida em suas águas. A índia lançou-se ao fundo e se afogou. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício e resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa “Estrela das Águas”, única e perfeita, que é a planta Vitória Régia.
A história virou enredo do musical ‘Lua & Flor, Amazônia’ realizado pelo Departamento de Cultura da Universidade Federal de Roraima e se transformou num DVD que será lançado hoje (27) no Centro Amazônico de Fronteiras, às 19h30.
Os dançarinos e atores protagonistas da trama são: Nathana Lindey (Zootecnia) e Matheus Gouveia (Química) que intercalam cenas dramáticas com coreografias bem estruturadas. Além deles, o Musical contou com a participação de 40 acadêmicos de diversos cursos da UFRR que interpretaram o cotidiano dos ribeirinhos amazônicos por meio da dança e da música.
O repertório utilizado enfoca as composições de músicos locais e regionais, mas há também canções nacionais e eruditas internacionais. Todos os aspectos do projeto remontam a mais completa visão de integração. Integração entre os acadêmicos de várias áreas, entre comunidade e universidade, entre as linguagens artísticas e entre os estilos de música e dança.
O espetáculo contou com participação especial dos músicos Jason França (arranjos e piano) e Ricardo Brito (bateria e percussão) e execução musical dos projetos: Banda Paricarana, Canto em 1, Grupo de Dança Mananu, Madrigal da UFRR e Orquestra Universitária de Roraima.
A Direção Geral e Musical do espetáculo é de Flávia Ávila. Segundo ela, a lenda faz parte da cultura do Norte e por isso foi escolhida para ser contemplada no Musical.  “No ano de 2013 foi realizado o ‘Lua e Sol, Monte Roraima’ que narrava a junção de duas lendas: o nascimento de Makunaima e o surgimento do Monte Roraima. Este ano, apresentaremos ‘Lua e flor, Amazônia’, uma adaptação das versões das lendas que descrevem o surgimento da vitória régia” disse.
A Direção Teatral, Narração e Texto de Kaline Barroso, Coreografia de Alexsandra Oliveira.  A produção cultural é de Selmar Almeida, Produção Técnica e Fotografias de Maximiliano Neto. A produção do DVD contou com a parceria da Fundação Ajuri para sua concretização, por intermédio do professor Rafael Oliveira (falecido no último mês de janeiro).