Cotidiano

Mais três bairros da Capital são atendidos pela Justiça Eleitoral Itinerante

Os interessados podem tirar o primeiro título de eleitor, realizar transferência, revisão ou solicitar a segunda via

A Justiça Eleitoral Itinerante (JEI) 2015 atende nessa semana aos moradores dos bairros Mecejana, Liberdade e Caimbé, no horário das 9h às 15h. Os interessados podem tirar o primeiro título de eleitor, realizar transferência, revisão ou solicitar a segunda via. Para solicitar os serviços, basta apresentar um documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atualizado, acompanhados de cópia. Homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar.

Conforme o calendário, hoje (27) e amanhã (28), o ônibus da JEI estará em frente à escola Ana Libória, na avenida Venezuela, bairro Mecejana. No próximo dia 29 de abril, a equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) atenderá em frente à escola Camilo Dias, bairro Liberdade. E na próxima quinta-feira (30), o atendimento ocorrerá em frente à escola Mário David Andreazza, no bairro Caimbé.
Até o momento, a JEI realizou 587 atendimentos nos municípios de Uiramutã e Pacaraima, e em três bairros de Boa Vista. Foram expedidos 314 novos títulos eleitorais, realizadas 145 revisões, 107 transferências e 21 impressões de segunda via do documento.
Na análise da coordenadora da JEI, juíza Terezinha Muniz, o programa tem o propósito de disponibilizar os serviços eleitorais via satélite para comunidades indígenas, ribeirinhas e distantes das sedes das zonas eleitorais, inclusive na capital. “É uma oportunidade para os eleitores regularizarem a situação eleitoral sem custo com deslocamento. É importante que as pessoas fiquem atentas quanto ao calendário da JEI”, disse.
O presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, destacou a importância de realizar atendimento nos locais mais distantes do Estado, o que resulta na aproximação da Justiça Eleitoral com a população, a fim de aumentar o cadastro eleitoral e garantir o pleno exercício da cidadania. Ele explicou que em Boa Vista existem pouco mais de 190 mil eleitores e a meta é atingir 200 mil.
“É a Justiça Eleitoral indo até a casa do cidadão, pois, pelo princípio da Constituição Federal, o voto é obrigatório, logo, precisamos dar acesso aos que moram longe, que precisam andar longas distâncias para regularizar a situação eleitoral. Ao utilizar uma antena via satélite, nós entregamos o título de eleitor na mesma hora em que é feita a solicitação, e isso é um avanço considerável para promover essa inclusão”, ressaltou Campello
Estrutura Com o objetivo de proporcionar segurança e comodidade ao eleitor, os atendimentos da JEI são realizados por uma equipe do TRE-RR em um ônibus climatizado, composto por um elevador semi-automático (entrada de acesso para cadeirante), banheiro simples com vaso e lavabo, copa com balcão, frigobar, armário, mesas para atendimento, um gerador de energia de 12,5KVA e autonomia de 6 horas, 16 tomadas alimentadas pelo sistema ininterrupto de energia entre outros acessórios.