Cotidiano

Sesau diz que solicitou 22 leitos de UTI ao Ministério da Saúde

O Ministério já teria liberado recursos na ordem de R$ 1 bilhão para 25 estados e o Distrito Federal

Após publicação de matéria pela FolhaBV, mostrando que Roraima foi o único estado da Federação a não receber recursos do Ministério da Saúde (MS) para habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Secretaria de Saúde (Sesau) encaminhou nota à reportagem informando que já solicitou 22 novos leitos junto ao MS.

O Ministério já teria liberado recursos na ordem de R$ 1 bilhão para 25 estados e o Distrito Federal. Em resposta a FolhaBV, o MS informou que a solicitação para habilitação de leitos de UTI voltados exclusivamente para o atendimento dos casos de Covid-19, deve ser de iniciativa dos estados e municípios.

Na nota, a Sesau informou que existem critérios que precisam ser seguidos para o recebimento de recursos pelo Ministério da Saúde, no que refere a leitos de UTI.

Ainda na nota a Secretaria esclareceu que já entrou em contato com o Ministério da Saúde e solicitou a habilitação de 22 leitos de UTI. E que agora aguarda a decisão do órgão federal e a portaria de habilitação.

 A nota acrescenta ainda que a gestão está intensificando as tratativas junto ao MS, para que a habilitação dos leitos seja finalizada o mais breve possível, bem como o reconhecimento feito pelo MS.