Um denunciante entrou em contato com o Jornal Folha de Boa Vista para relatar que não consegue atendimento médico para a esposa que está grávida. Ele procurou pelo Centro de Referência da Mulher e não conseguiu marcar a consulta por duas vezes.
“Nos deslocamos e fomos até o centro, mas chegando lá simplesmente eles dizem que não tem sistema. Entro em contato por telefone e nos avisam que não podem marcar a consulta caso não seja presencialmente, e temos que sair de casa durante a pandemia do coronavírus com a possibilidade da minha esposa se contaminar pelo vírus” relatou.
GOVERNO DO ESTADO- A Sesau (Secretaria de Saúde) por meio do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) informa que o agendamento de consultas e exames no CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin) é feito por meio de sistema informatizado, e esta semana ocorreram ajustes devido ao rompimento da fibra que interliga o CRSM ao HGR, onde encontra-se o servidor que alimenta o sistema de informações.
O DTI esclarece que as providências estão sendo tomadas para que o serviço seja mantido sem interrupção. A previsão é que até às 20h desta sexta-feira,05, a rede seja reativada.
A Direção do CRSM ressalta que a Unidade funciona das 7:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira. Além de disponibilizar os números de telefones (95)98405-4411 e (95)98405-4912, para informações sobre consultas e procedimentos.
É importante complementar que o CRSM é a única unidade hospitalar referência para o serviço de PNAR– Pré-Natal de Alto Risco, para atendimento de pacientes, da capital e do interior, que integram o perfil da Unidade de Saúde.
No CRSM são ofertados exames de ultrassonografia de suporte diagnóstico ao Pré-natal de Alto Risco, incluindo USG morfológica de primeiro e segundo trimestre, USG obstétrica, USG Doppler de artéria uterina, Ecocardiografia fetal, consultas obstétricas, de Endocrinologia, Cardiologia, Medicina fetal (malformações fetais) e consultas da enfermagem obstétrica para a estratificação de risco.