Cotidiano

População reclama de poluição sonora

Moradores do Pintolândia afirmam que donos de carros com som amplificado desafiam as autoridades e ameaçam quem denunciam

Os moradores dos bairros Silvio Botelho e Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista, reclamam do barulho causado por amplificadores de som dos carros que ficam estacionados no Praça Germano Augusto Sampaio. Eles relatam que, nos finais de semana, o som incomoda até as primeiras horas da manhã. O fato é denunciado à prefeitura por meio da central de atendimento 156, porém o problema nunca foi solucionado.
A funcionária pública Raquel Azevedo, que mora nas proximidades do parque, afirma que todos os dias o som automotivo incomoda quem está dentro de casa. “Isso acontece somente à noite. Muitos jovens frequentam o local, ainda mais agora que tem internet grátis no parque. Tento colocar meus filhos para dormir cedo, pois a rotina os deixa muito cansados, mas com som alto é quase impossível”, disse.
Raquel denunciou o caso por meio da Central 156, mas o problema persiste. “Disseram que uma equipe da Guarda Municipal iria passar no local para coibir a ação, porém nunca ninguém veio. Já liguei várias vezes, mas nunca resolvem”.
Outro morador, que preferiu não se identificar, relatou que foi agredido ao pedir para que o proprietário de um dos veículos que estava com o som alto baixasse o volume. “Depois desta experiência, nunca mais reclamei. O dono do carro disse que, se eu chamasse a polícia, ele iria retornar com o som ainda mais alto”, frisou.
PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou que a fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental atua conforme denúncias da população. Frisou que, se a secretaria receber denúncia, será enviada uma equipe e os responsáveis serão autuados e poderão ser multados.
POLUIÇÃO SONORA – Dados coletados no início de abril de 2015 pela Prefeitura de Boa Vista mostram que a maioria das ligações para a Central Telefônica 156 é de reclamações sobre poluição sonora. Segundo os números, até cem chamadas são recebidas por dia através do serviço.
Das 342 ligações recebidas no período, 119 são referentes à poluição sonora. Em segundo lugar no ranking, estão 78 pedidos de troca de lâmpadas queimadas, seguida por 57 reclamações sobre lixos em terrenos baldios. A central também recebeu ligações sobre transporte público, comércio irregular e para esclarecer informações.
Adriano Barreto, que é supervisor do atendimento da Central, explicou que os atendentes têm um sistema de registro de ocorrências moderno que possibilita maior agilidade e controle das demandas. “Ao ligar e fazer uma solicitação, o cidadão terá seu pedido encaminhado via internet para a respectiva secretaria. Será o órgão municipal competente que dará solução ao problema. Daqui da Central, monitoramos o andamento do registro. É claro que algumas situações precisam de mais prazo que outras para ser solucionadas”, esclareceu.
De acordo com a prefeitura, relatórios semanais são emitidos com detalhes dos registros. Neles constam dados como a descrição da ocorrência, o nome da pessoa que fez a reclamação, o contato e também o parecer da secretaria responsável. Quando concluído, o cidadão recebe uma ligação da Central 156 para avaliar o serviço realizado.
CENTRAL 156 – A Central atende aos moradores de Boa Vista 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. As chamadas englobam reclamações, solicitações e pedidos de informação.