Cotidiano

Prefeitura de Boa Vista e Sesau não informam se há testes

Denúncia é que apenas alguns laboratórios particulares contam com o teste rápido disponível e isso inclusive teria refletido no baixo número de casos confirmados no Estado

Em meio à pandemia do novo coronavírus, informação é que a rede estadual e rede municipal de saúde de Boa Vista estariam sem teste rápido para identificação da covid-19. Questionada sobre o assunto, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) não informou o número de testes disponíveis para a população neste domingo, 14.

A denúncia foi repassada à Folha por um servidor da rede de saúde e por usuários do sistema, que preferiram não se identificar. O relato é que apenas alguns laboratórios particulares contam com o teste rápido disponível e isso inclusive teria refletido no baixo número de casos confirmados neste sábado, 13.

Segundo o Boletim Epidemiológico disponibilizado diariamente pela Sesau, a média de casos confirmados nos últimos dias foi de 100 a 300 confirmações, porém, ontem o percentual foi de apenas 33 casos confirmados.

Por exemplo, na quarta-feira, 10, foram analisadas 84 amostras pelo Laboratório Central (Lacen), obtendo 51 exames positivos e outros 196 testes rápidos também tiveram resultado semelhante. Na quinta-feira, 11, foram 140 amostras e 94 exames positivos, mais 24 testes rápidos positivos. Na sexta-feira, 12, foram analisadas 137 amostras, com 111 exames e outros 19 testes rápidos dando resultado positivo. No sábado, 13, foram analisadas somente 34 amostras de pacientes com suspeita de corona, obtendo 32 exames positivos e apenas um teste rápido positivo.

Sesau afirma que aguarda chegada de testes rápidos

Questionada sobre o assunto, a Sesau informou em nota que o Estado recebeu, até este momento, 16.520 unidades de testes rápidos do Ministério da Saúde por meio de seis repasses em datas distintas e que a distribuição foi feita para todas as Secretarias Municipais de Saúde.

Além disso, a Sesau ressalta que efetuou a compra de testes rápidos e que, no momento, aguarda a chegada dos insumos para posterior entrega aos municípios. “A Sesau acrescenta que está prevista para a próxima semana a chegada de 30 mil Swabs, para realização de testes de detecção da COVID-19, a partir da coleta de secreção do trato respiratório superior”, diz trecho da nota.

A Secretaria Estadual de Saúde ressaltou ainda que de acordo com a Nota Técnica Conjunta 1/2020 do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que trata sobre a utilização de testes rápidos para COVID-19, a indicação dos testes rápidos é exclusiva, neste momento, para profissionais de saúde ativos (serviços assistenciais e de gestão), profissionais de segurança e seus familiares (com contato domiciliar) e idosos sintomáticos.

“Ainda conforme a Nota Técnica, o principal teste laboratorial disponível para o diagnóstico de pacientes sintomáticos na fase aguda da COVID-19 é o teste molecular RT-PCR, em tempo real. Até o momento, o Ministério da Saúde só dispõe de testes rápidos para detecção de anticorpos para a COVID-19, em amostras de sangue total, soro ou plasma humano. Resultados não reativos não excluem a infecção por SARS-CoV-2 e resultados reativos não podem ser usados como evidência absoluta de COVID-19”, finalizou a Sesau.

PMBV – A Folha também entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, porém, não obteve retorno até o fechamento da matéria. (P.C.)