Mil cestas básicas e 700 kits de higiene serão entregues a famílias de pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas em Roraima. A ação ocorre por uma iniciativa do Fundo de População da ONU em parceria com o Serviço Social de Comércio (Sesc).
Os alimentos e artigos de higiene íntima e pessoal serão dados a comunidades na capital, Boa Vista, e em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Serão beneficiadas pessoas já apoiadas pelo programa de assistência humanitária do Fundo de População da ONU na região.
O objetivo é ajudar a minimizar o impacto da pandemia de COVID-19 entre esses grupos, que se encontram em situação de vulnerabilidade, além de oferecer produtos que os auxiliem a se proteger da doença, como sabonetes e álcool em gel. Todos os produtos foram adquiridos pelo Sesc e serão distribuídos pelo UNFPA.
A entrega faz parte de uma parceria maior entre as duas organizações, firmada no mês passado por meio de um memorando de entendimento, para o desenvolvimento de ações que busquem promover a prevenção da violência baseada em gênero, o acesso à saúde e o fortalecimento das agendas de população e desenvolvimento, saúde reprodutiva e direitos humanos, especialmente no que diz respeito a meninas, mulheres e jovens, considerando todos os direitos e necessidades da população.
“O fornecimento de alimentos e produtos que permitam às pessoas sua proteção contra a COVID-19 é uma ação prática de grande importância neste momento, porque ajuda a restaurar a dignidade e diminuir o impacto entre essas comunidades que já estavam em um contexto de emergência. A parceria com o Sesc vem em ótima hora”, afirma a representante do Fundo de População da ONU no Brasil, Astrid Bant.
“Uma das missões do Sesc é estimular iniciativas que promovam o bem estar social e a qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, contribuir com ações em prol dos migrantes e refugiados é ajudar a criar uma comunidade mais solidária, em prol da sociedade em geral, principalmente no contexto em que estamos vivendo. O Sesc acredita que toda a sociedade precisa garantir a dignidade a cada pessoa para que todos possam buscar caminhos para o seu desenvolvimento”, destaca Lucia Prado, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.