Esporte

Cacau sofre trombose e está fora do Estadual

O jogador do Baré está internado desde o final de semana. Sem previsão de alta, ele pode passar por um tratamento de seis meses, segundo a esposa

O atacante Cacau está fora do Campeonato Roraimense de 2015. Internado desde o último final de semana no Hospital Geral de Roraima (HGR), o jogador do Baré, através de uma ressonância magnética, foi diagnosticado com uma trombose cerebral, um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) provocado por um coágulo de sangue que entupiu uma das artérias do cérebro.
A Folha conversou com a esposa de Cacau, Janaína Santos, na manhã desta terça-feira. Segundo ela, o jogador “está lúcido, não perdeu os sentidos”, e passará por uma nova ressonância na próxima sexta-feira para avaliar o quadro do atleta, que ainda não tem previsão de alta.
“Ele só dorme muito, mas se a gente chegar e conversar com ele, ele conversa e sabe onde está e o que aconteceu”. Ainda segundo ela, Cacau “não foi para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), porque os médicos disseram que não havia necessidade e que o tratamento pode ser feito no quarto (do hospital)”.
Sobre sua volta aos gramados ainda neste Estadual, Janaína disse que Cacau não terá condições a tempo. “Muito difícil. Ele não tem como retornar para o campeonato não, mesmo que ele tenha alta depois da ressonância, ele vai continuar fazendo o tratamento durante uns seis meses, pelo menos. Esse ano ele não tem como voltar”.
Segundo a irmã de Cacau, Luziane Lima, os sintomas da trombose começaram na última quinta, quando o jogador sentiu uma dor na nuca. A princípio, os familiares acharam “normal”, e até disseram que isso poderia ser em decorrência dos esforços dele por praticar o futebol.
Na manhã de sexta, a preocupação aumentou. A esposa disse que o atleta sentiu uma forte dor de cabeça e desmaiou. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o levou para o HGR. Ele foi atendido e nada foi constatado.
À noite, Cacau participou da comemoração dos seis anos de sua filha apenas no momento dos “parabéns” quando a dor persistiu e ele voltou para o hospital. Desta vez, Cacau foi medicado e retornou para casa.
No sábado, o jogador foi novamente para o hospital, realizou exames e os médicos recomendaram sua internação. No domingo, ele passou por uma ressonância magnética, que constatou a trombose no cérebro, a qual, segundo a esposa, “os médicos ainda estudam a causa”. “Ele está fazendo tratamento e tomando medicação para afinar o sangue dele para ver se desentope (a artéria do cérebro) e desmanche o coágulo”, explicou Janaína Santos.
No Campeonato Roraimense deste ano, Cacau marcou dois gols, todos na vitória do Baré sobre o Rio Negro, por 4 a 0, no início do primeiro turno.
MENSAGENS DE FÃS E AMIGOS – Nas redes sociais, as manifestações de carinho e de esperança pela melhora de Cacau são inúmeras: “Força Cacau!!! Você vai sair dessa!!! Abraço”, postou Paulo Roberto. “Meu amigo, que Deus abençoe sua vida, que você possa estar logo, logo aqui nos fazendo sorrir como sempre fez! Estamos em orações por sua melhora”, escreveu Rosimeri Thomazini.