Cotidiano

Lojistas tentam resistir à nova realidade

Com a instalação de dois shoppings na cidade, quase a metade dos 38 lojistas fecharam as portas no Boa Vista Shopping

Por muito tempo considerado uma das poucas opções dos consumidores boa-vistenses, o Boa Vista Shopping, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, no bairro 31 de Março, na zona Norte, passou a ser, atualmente, um local esquecido por grande parte das pessoas, registrando um movimento quase zero e fazendo com que muitos lojistas fechassem as portas.
A situação, que já não era das melhores devido à pouca oferta de atrativos no local, piorou no final do ano passado, quando os dois novos empreendimentos da Capital foram inaugurados: o Pátio Roraima Shopping e o Roraima Garden Shopping. Atualmente, dos 38 espaços ofertados aos lojistas no antigo shopping, apenas 16 estão ocupados.
Vendedora em uma loja de confecção feminina no BV Shopping, Zuleide Freitas disse que as vendas caíram em torno de 70%. “O movimento caiu muito. Os dois primeiros meses do ano foram muito ruins para nós. Pagamos aluguel de R$ 1.000 aqui e, por enquanto, estamos conseguindo nos manter”, disse.
Como estratégia para atrair mais consumidores, as lojas que permaneceram no local fazem grandes liquidações, com promoções que variam de 30% a 70% de desconto nos produtos. Ainda assim, segundo a vendedora, pouca coisa mudou. “Tivemos que abrir outra loja no shopping para poder dar uma equilibrada. Com as promoções que fazemos, houve uma pequena melhora, mas ainda é muito pouco”.
Com a baixa procura, alguns lojistas chegaram até cogitar a hipótese de que o Governo do Estado, dono da área, havia pedido o prédio de volta. A informação foi desmentida por ambas as partes. Segundo a administradora do BV Shopping, Cleonice Alves, a associação que cuida do local tenta abrir uma negociação com o governo para que a área seja revitalizada. “Por enquanto, o governo ainda não pediu o prédio. A informação que eu tenho é que, no momento, o governo quer somar com a gente para uma possível revitalização”, frisou.
O Governo do Estado esclareceu, por meio de nota, que solicitou informações da associação que administra o prédio, que atualmente abriga o Boa Vista Shopping, como parte de um levantamento do patrimônio do Estado com caráter meramente informativo. “O prédio pertence ao governo e está cedido para a associação. Até o momento, não há previsão de mudança acerca desta situação”, explicou. (L.G.C)