O mês de janeiro de 2020 bateu o recorde em número de compras de certificados digitais, com 50 mil emissões. Até o início de junho, foram emitidos 2,2 milhões de certificados – aumento significativo de 39,5% na comparação com o mesmo período de 2019. Atualmente, em todo o Brasil, são mais de 9 milhões de certificados ativos, de acordo com dados do ICP–Brasil.
Essa alta é explicada pelas maiores demandas no comércio online, que se intensificaram ainda mais com as medidas de isolamento social, fazendo o comércio abaixar as portas em todo o país.
De acordo com levantamento da Compre & Confie, as categorias de bens de consumo chegaram a ter crescimento de mais de 100% no comércio online, como saúde, que inflou em 111% no primeiro trimestre de 2020, se comparada ao mesmo período do ano anterior.
Para que serve o certificado digital?
O certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura online, válida judicialmente, para indivíduos ou empresas. Com essa tecnologia, é possível realizar transações pela internet de forma mais segura.
Isso porque o certificado utiliza o que há de mais moderno em tecnologias de segurança da informação digital para manter a proteção dos dados trocados virtualmente. Além disso, dá validade judicial para os documentos assinados de maneira eletrônica.
No e-commerce, a ferramenta é essencial para que os sistemas e servidores autentiquem uns aos outros e permitam que apenas usuários e sistemas autorizados realizem comunicações de entrada e saída e transações de negócios. Assim, os dados da empresa e de seus clientes ficam mais protegidos de invasões.
Como ter um certificado digital?
O primeiro passo para comprar certificado digital é escolher uma Autoridade Certificadora (AC) habilitada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) que mais se ajuste às suas necessidades. É a AC que emite e comercializa os certificados digitais.
A partir disso, começa o processo de validação do pedido. Esta importante etapa era feita pessoalmente, mas, agora, diante da pandemia, é possível realizar alguns dos passos pela internet. Toda a documentação será cuidadosamente verificada, pois as ACs são fiscalizadas rigorosamente para conceder a assinatura digital apenas a usuários devidamente identificados.
No caso de certificados tipo A3, será enviado um cartão inteligente ou token para uso. Para A1, o usuário recebe as orientações para fazer download do arquivo referente à certificação.