O número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes adultos triplicou nos últimos meses, como parte do plano de ação do Governo do Estado para atender pacientes com covid-19 e suprir a assistência de uma maneira geral. A quantidade de leitos de UTI passou de 20 para 62, com perspectiva de aumento ainda nas próximas semanas. Somando ainda os 36 leitos de unidade semi-intensiva, equipados com respiradores, ao todo são 98 leitos.
Antes os 20 leitos de UTI existentes se concentravam no HGR (Hospital Geral de Roraima), que recebia praticamente toda a demanda, seja ela do interior, da capital, incluindo gestantes e pacientes da rede privada. Agora o hospital virou referência para pacientes com covid e seu número de leitos quase dobrou, passando para 38.
O secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes, explicou que ao longo da pandemia, o Governo do Estado criou mais 10 leitos de UTI no Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia. Nas gestões anteriores o hospital estava subutilizado, recebendo apenas a demanda de retaguarda, ou seja, pacientes que não estavam mais em estado de saúde preocupante, mas que ainda precisavam de internação. Hoje, os leitos de UTI da unidade são destinados prioritariamente para pacientes que não estejam com covid-19.
Mais recentemente, com a abertura do Hospital de Campanha (Área de Proteção e Cuidados) pela Operação Acolhida em parceria com o Governo do Estado, foram abertos mais 10 leitos de UTI. Já no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, além da UTI já existente para recém-nascidos, foram criados quatro leitos de UTI para que as gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) possam ser tratadas na própria unidade, caso haja necessidade de tratamento intensivo.
O secretário pontuou que além dos leitos de UTI, o HGR conta com leitos de tratamento semi-intensivo. São 36 leitos de terapia semi-intensiva com suporte de ventilação mecânica. “Ou seja, um estado que há poucos meses tinha apenas duas UTIs com 10 leitos cada, hoje conta já em funcionamento com 62 leitos de UTI e 36 leitos de terapia semi-intensiva”, pontuou.
O incremento no número de leitor, conforme Lopes, contou ainda com o apoio do grupo manauara Samel, que por intermédio do deputado Ottaci Nascimento (SD), cedeu 10 respiradores com monitores cardíacos para atender a rede pública de saúde de Roraima, além de medicamentos e outros insumos, além de reforço de uma equipe de profissionais da área clínica.
Veja como estão distribuídos os leitos de UTI e semi-UTI em Roraima