O comércio em Boa Vista se prepara para reabrir as atividades no dia 20 de julho, obedecendo alguns critérios para evitar o contágio do novo coronavírus. Na primeira etapa, apenas alguns estabelecimentos vão funcionar, com alguns critérios a ser estabelecidos, como agendamento de clientes ou retirada do produto no local.
Segundo o plano de retomada da economia da Prefeitura de Boa Vista (PMBV), na primeira etapa vão funcionar o comércio varejista, atividades de prestação de serviços em geral; clínicas e consultórios médicos odontológicos.
Os shoppings centers, centros comerciais e galerias também podem abrir mas sem o funcionamento de brinquedotecas, praça de alimentação, cinemas, teatros, auditórios e academias.
Os bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação (incluindo as praças de alimentação dos shoppings) também poderão atuar, mas somente por meio de entrega em domicílio, pronta entrega em veículos e retirada do produto no local.
Os cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicure, podólogos e clínicas de estética apenas por agendamento. Os mercados públicos (São Francisco, Romeu Caldas, Sabá Floresta, Caxambú e Centro Comercial Wakiri) adotando distanciamento social e limpeza do ambiente.
Os templos, igrejas e demais instituições religiosas devem seguir as recomendações e de preferência realizar os atos em locais abertos, se possível. Por fim, os vendedores ambulantes também vão poder trabalhar, mas com entrega imediata do produto/alimento, sem que haja consumo no local.
Entre as medidas que os estabelecimentos deverão adotar estão a garantia de distância mínima de dois metros entre as pessoas; limpar e desinfetar o ambiente com intervalo de duas em duas horas; evitar atividades promocionais que possam causar aglomeração; aferir obrigatoriamente a temperatura dos clientes com uso de termômetro digital infravermelho sem contato e disponibilizar álcool 70% para todos os clientes e colaboradores, entre outras.
No caso dos funcionários será necessário que sejam fornecidos equipamentos de proteção individual para utilização por todos os empregados; organizar uma escala de revezamento de dia ou horário de trabalho entre os colaboradores; recomendar a não participação nas equipes de pessoas consideradas do grupo de risco tais como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades; e capacitar todos os prestadores de serviço a orientar os clientes sobre as medidas de prevenção, além de evitar a manipulação desnecessária de notas e moedas e dispor de comunicados que instruam os clientes sobre as normas de proteção.
DATA – A execução do plano deve ocorrer em três etapas. A primeira etapa permitirá a abertura de lojas de varejo, serviços e shopping no dia 20 de julho. Na segunda etapa, 15 dias depois, deve haver a ampliação dessas aberturas e na terceira etapa, 30 dias após a reabertura do comércio, é previsto o retorno de todas as atividades, ainda com restrições.