Cotidiano

Tamanduá invade residência em Boa Vista

Animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e Cipa. Esse é o terceiro animal da espécie flagrado andando na cidade em uma semana

Um tamanduá-bandeira foi encontrado na tarde dessa sexta-feira (10) no bairro Caçari, na zona Leste de Boa Vista. O animal invadiu um apartamento  quando foi visto por moradores que acionaram o Corpo de Bombeiros e CIPA (Companhia de Policiamento Ambiental)

Imagens: CIPA

Esse é o terceiro animal da mesma espécie flagrado andando na cidade nessa semana. Na quarta-feira (10) outro tamanduá foi visto no bairro Santa Cecília. O morador Abner de Andrade filmou o momento que o tamanduá atravessava a rua tranquilamente.

“Estava saindo de casa por volta das 15 horas da tarde, ele estava atravessando a rua bem tranquilo, um cachorro estava latindo porém ele não ligava.  Saí do carro e tentei me aproximar, foi quando ele recuou e voltou para o mato” contou.

 Imagens: Abner de Andrade

A Folha já havia noticiado um tamanduá bandeira foi flagrado por uma equipe que fazia imagens na avenida Ville Roy, no bairro Caçari.

Imagens: Thiago Briglia/ Platô Filmes

Por que houve aumento de animais sendo vistos em áreas urbanas?

Tamanduá é o nome popular de um grupo de animais mamíferos pertencentes à superordem Xenarthra e ordem Pilosa.

O tamanduá-bandeira é um animal de grande porte, sendo conhecido também como tamanduá-gigante, pode alcançar cerca de 2 metros de comprimento e pesar cerca de 39 kg. Apresenta uma pelagem de coloração cinza escura, mesclada com branco, apresentando faixas pretas no dorso.

De acordo com o biólogo Denner Souza , em Roraima, o tamanduá geralmente vive em áreas de lavrado .

“Como temos poucas áreas de florestamento, esse tipo de animal vive nos lavrados onde existem  maior variedade de insetos que eles se alimentam. Esse aumento de ocorrências onde esses animais estão sendo vistos podem ser causadas pelo alagamentos devido as chuvas muito fortes, ou pode haver alguma interferência humana que está fazendo com que esses animais saiam dos seu habitat natural para a área urbana” explicou.

O tamanduá-bandeira habita regiões de florestas úmidas, secas, savanas e campos abertos (Foto: Divulgação)