Com a reabertura do comércio nesta segunda feira (20), mais nove ônibus do transporte público coletivo municipal passam a circular na Capital. A ideia, segundo a prefeita Teresa Surita, é reduzir a quantidade de passageiros nesses veículos, para evitar o aumento de casos de coronavírus.
Entre os ônibus disponibilizados, um deles é biarticulado com capacidade para 134 passageiros sentados e em pé. Todos eles já vêm com avisos no piso e nos bancos para manter o distanciamento social e evitar contaminação.
A prefeita afirma que haverá fiscalização durante o embarque de passageiros nos ônibus e em pontos estratégicos da cidade, assim como será disponibilizado álcool em gel na entrada e desembarque. São medidas necessárias para que não aja aglomeração dentro dos ônibus, atendendo a abertura do comércio.
“É muito importante que cada um faça a sua parte, que use máscara, que mantenha o distanciamento, porque naturalmente, com mais pessoas nas ruas, temos que evitar um número maior de casos. Nós pedimos que a população nos ajude, essa fase depende muito das pessoas, porque é cuidando de si que estará cuidando de todos”, explicou.
Quando iniciou a pandemia, a frota de ônibus passou a funcionar com 50% do total de ônibus, agora terá 60% da capacidade. Se o fluxo de pessoas aumentar com a reabertura do comércio, conforme a necessidade, será disponibilizado mais ônibus.