Política

Roraima quer importar modelos tecnológicos do Governo do AM

Conforme a governadora, a ideia do governo roraimense é investir em tecnologia para aumentar a arrecadação do Estado

Em reunião realizada nesta semana, os governadores de Roraima e do Amazonas, Suely Campos (PP) e José Melo (PROS), iniciaram conversa sobre um programa de cooperação. O objetivo é aprofundar as relações comerciais, trocar experiências na gestão administrativa e desenvolver, em conjunto, alternativas logísticas que ampliem as exportações e facilitem as importações. “O foco da conversa foi nas parcerias”, disse Suely Campos em entrevista à Folha.
No futuro acordo, há expectativa em compartilhar com Roraima a expertise adquirida com a implantação do modelo de Nota Fiscal Eletrônica e dos sistemas de folha de pagamento e compras governamentais. “A questão tecnológica e o uso de plataforma de tecnologia pela Secretaria de Fazenda, como a nota fiscal eletrônica, foram alguns pontos discutidos. Precisamos investir adequadamente no que está sendo usado para aumentar a nossa arrecadação, uma vez que passamos por um arrocho econômico. Assim, vamos informatizar, aparelhar e dar mais segurança à Sefaz”, afirmou a governadora.
Quanto à folha de pagamento, Suely Campos disse que a de Roraima é inadequada e ultrapassada, enquanto que a do Amazonas é mais segura. “Eles têm um programa mais avançado e que verifica possíveis irregularidades no pagamento dos servidores”, explicou.
Outro ponto discutido durante a reunião, que contou com a presença da equipe econômica dos dois governos, do chefe da Casa Civil, Raul Zaidan; do secretário de Fazenda, Afonso Lobo; do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Thomaz Nogueira, todos do Amazonas, foi a integração terrestre entre Boa Vista e Georgetown, na Guiana, por meio do asfaltamento de Lethem a Linden, ambos no país vizinho, e a construção de um porto no mar do Caribe.
“Existe vontade do Governo Federal em construir a estrada até Georgetown, assim como o porto. O governador do Amazonas achou uma ideia interessante e tem a visão de que isso deve ser feito o mais rápido possível para agilizar o escoamento de produtos da Zona Franca de Manaus”, comentou Suely.
Para a governadora, a reunião foi positiva. “Roraima precisa do apoio do Amazonas e que eles abram as portas para nos ajudar em políticas atreladas à administração”, concluiu. (V.V)