Com a reabertura do comércio em Boa Vista a partir da próxima segunda-feira, 20, os empresários terão o papel de fiscalizar a adoção das medidas de prevenção dentro de seus estabelecimentos, para que o setor não volte a fechar. Essa é a recomendação do presidente da Fecomércio, Ademir dos Santos.
De acordo com ele, em entrevista á FolhaBV, os empresários devem ser os principais fiscalizadores para que o decreto da prefeitura não seja revogado.
“Se não houver esse acompanhamento sério por parte do setor, o comércio vai voltar a fechar e não é isso que queremos. Os clientes devem ter essa consciência de que as medidas precisam ser reforçadas, e os empresários é que terão que cobrar de seu público o uso de máscaras e do álcool em gel”, enfatizou.
Ainda de acordo com Ademir, a expectativa é que com a reabertura do comércio a economia volte a avançar.
“Estamos a quase quatro meses fechados, e precisamos que essa retomada seja feita de forma consciente e organizada para que as empresas possam ter condições de permanecer funcionando, garantindo assim o sustento de milhares de famílias”, acrescentou.
PLANO DE REABERTURA
1ª ETAPA – 20 de julho
– Comércio varejista; atividades de serviços em geral; clínicas e consultórios médicos/odontológicos; Shoppings, centros comerciais e galerias; Bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação por meio de entrega em domicílio, pronta entrega em veículos (delivery) e retirada do produto no local (drive-trhu);
2ª ETAPA – 5 de agosto
– Personal trainers, academias e outros; espaços públicos; bares, restaurantes e estabelecimentos com atendimento presencial restrito, excluindo serviços de self-service (suspensos até o fim da pandemia);
3ª ETAPA – 20 de agosto
– Espaços de eventos e festas; cinemas, teatros e auditórios.