A Pausa Emergencial, que suspende temporariamente o pagamento dos contratos habitacionais da Caixa Econômica, se tornou alvo de um mandado de notificação de fiscalização do Procon de Roraima. O documento solicita que em 72 horas o banco dê explicações sobre a medida, que não estariam claras para os clientes no momento de adesão.
Segundo informações no site da Caixa, o cliente pode fazer a solicitação por meio de um aplicativo ou por ligação. Entretanto, conforme o coordenador do Procon, Lindomar Coutinho, o banco não repassou detalhes ao consumidor sobre as características desta repactuação do contrato, como por exemplo, se haverá aplicações de juros e multa.
“As pessoas estavam com boa fé. Achavam que ia ser suspenso e que iriam jogar as parcelas mais para frente. Ninguém sabe se isso vai ter juros, correção de mora, se será um novo contrato. Então, ficou uma série de informações no ar e o consumidor ficou sem saber”, comenta Coutinho.
Caso a Caixa não atenda o pedido dentro do prazo, Coutinho explica que o banco poderá ser notificado e multado pela falta de informação.
A reportagem da FolhaBV entrou em contato com o gerente regional da Caixa em Roraima, Paulo Gorayeb, e foi informada de que o banco já recebeu a notificação e setor responsável responderá os questionamentos dentro do prazo.