Chegou a 280 o número de indígenas Yanomami que contraíram o coronavírus. Destes, 96 já se recuperaram e quatro morreram. A informação é do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Roraima (SESAU), atualizado nesta terça-feira, 21.
O documento também passou a divulgar o número de casos entre profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y). Até o momento, 210 servidores foram confirmados com a covid-19 e 121 estão recuperados.
A maior dificuldade para o enfrentamento da pandemia nas comunidades é a falta de ferramentas, segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Júnior Hekurari.
“Não temos apoio governamental no combate ao coronavírus com equipamentos de proteção ou outras medidas. O povo Yanomami vive com apoio de doações de ONG’s e demais instituições”, disse Hekurari.
O presidente confirmou que não há uma equipe especializada para o tratamento da covid-19, a não ser os profissionais que já prestam atendimentos de rotina. Comparado ao registro anterior, o boletim desta terça confirmou 16 novas mortes. Já são 26.954 os casos confirmados e 451 óbitos.
Tabela casos confirmados e óbitos (Foto: Reprodução Sesau)