Em apenas 24 horas foram realizadas cerca de trinta cirurgias de emergência, no Hospital Geral de Roraima (HGR). Das trinta, um total de 20 ocorrências que resultaram em procedimentos cirúrgicos emergenciais na ortopedia estava associado a acidentes de trânsito e consumo de bebida alcoólica, pelo condutor ou pela vítima.
“Com o pagamento dos servidores e a realização de festas, o numero de acidentes aumentou muito ontem. As pessoas estão se destruindo. Elas saem, bebem e se acidentam. Nós, da equipe da urgência e emergência, já estávamos preparados para isso. Estamos acolhendo as famílias, mas a gente fica com pena dos pacientes, porque estão politraumatizados e muitos ficarão aleijados e com sequelas para o resto de suas vidas”, disse a médica Fernanda Pimentel Fernandez, coordenadora do Trauma do Pronto Socorro Francisco Elesbão.
No plantão de quinta-feira, 30, a médica faz um apelo para que os jovens se conscientizem dos perigos de misturar álcool e direção, pois oitenta por cento dos acidentados são pessoas jovens, que pilotam motocicletas.
“Eles estão atrapalhando a vida deles e de pessoas inocentes, que acabam sendo atingidas nos acidentes. Muitos precisam ter membros amputados ou ficam com problemas neurológicos”, lamenta.
O diretor da Urgência e Emergência do Pronto Socorro, Roberto Carlos Cruz, disse que reforçou a equipe de médicos e de enfermeiros e fez um redimensionamento dos pacientes para atender a demanda. O fêmur e a bacia são os ossos mais atingidos pelas fraturas.
MAIO AMARELO
Neste sábado, o Detran lançou o movimento Maio Amarelo, para mobilizar e alertar a sociedade sobre a violência no trânsito. Um acidente simulado em frente à Assembleia Legislativa, na Praça do Centro Cívico, chamou a atenção dos condutores.
Fonte: Secom