Cotidiano

Codesaima tem 29 áreas para mineração em terras indígenas

Entre os municípios que possuem áreas destinadas a mineração estão Uiramutã e Pacaraima

O setor de mineração da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) aguarda a aprovação no Congresso e no Senado Federal, do projeto de Lei 191/20 que regulamenta a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em reservas indígenas, para dar início às atividades em Roraima.

O presidente da Codesaima, Anastase Vaptistis Papoortzis, informou à FolhaBV que todas as 29 áreas administradas pela Codesaima têm o requerimento de pesquisa aprovado.

“Estamos somente esperando a votação do congresso sobre a lei que permite a exploração mineral, e se aprovada poderemos movimentar essas áreas, mas não para garimpagem, mas para mineração sustentável, com base em técnicas modernas que não prejudiquem o meio ambiente, e que utilizem a mão de obra local sempre que for possível”, explicou.

Ainda de acordo o presidente, a comercialização do minério ainda deve levar um tempo para ocorrer. “Após a autorização vai ser feita uma concessão para uma empresa, que pagará um percentual pra Roraima. O estado ganhará muito com isso, achamos que o futuro de Roraima depende exatamente disso”, acrescentou Anastase Papoortizs.

Entre os municípios que possuem áreas destinadas a mineração estão Uiramutã e Pacaraima.