Cotidiano

Aumento nas vendas deve ficar entre 8% e 10% em comparação a 2014

Data é a segunda maior em vendas, perdendo apenas para o Natal; aquecimento nas vendas já é percebido por lojistas

Considerada por muitos comerciantes como a segunda data mais lucrativa do ano, perdendo apenas para o Natal, as vendas para o Dia das Mães em Boa Vista já começaram a aquecer nas lojas de variedades. A expectativa é que o crescimento nas vendas deva ficar entre 8 e 10%, comparado ao ano passado.
De acordo com números do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), já é possível perceber um aquecimento nas vendas, visto que os consumidores têm se programado com antecedência para as compras, pesquisando melhor os preços e condições de pagamento.
É o caso da estudante Marina Balmante, que, há pouco menos de uma semana para a comemoração do Dia das Mães, já se antecipou para garantir o presente. “Na verdade, esse ano eu estou pensando em comprar alguns materiais para eu mesma fazer um presente. Além de ser algo mais barato, é feito com carinho”, disse.
Opções e variedades de presentes não faltam. A Folha foi até um dos pontos mais movimentados da Capital, o comércio da Avenida Jaime Brasil, no Centro, e constatou que a expectativa dos lojistas em torno da data é grande. “Por enquanto, ainda está um pouco fraco, mas já conseguimos vender alguns presentes. Xícaras e porta-retratos personalizado, que são as opções mais baratas, são os presentes com mais vendas. Estamos esperançosos que essa semana as vendas aqueçam mesmo”, contou a vendedora Ingrid Azevedo.
De acordo com o SCPC, em 2014, as vendas do comércio para o Dia das Mães em Boa Vista cresceram 2,7% em comparação a 2013. A redução do ritmo do crescimento das vendas em 2014 seguiu a tendência do movimento do varejo no ano, que teve um crescimento inferior ao ano de 2013. O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional.
Dicas ao consumidor na hora de escolher o presente
Os consumidores que ainda não compraram o presente para o Dia das Mães, que será no próximo domingo, dia 10 de maio, ainda podem fazer isso sem comprometer o orçamento e sem errar na escolha. Um levantamento recente da Boa Vista SCPC mostrou que 86% dos consumidores planejam comprar presentes para o Dia das Mães.
Para garantir o presente de sua mãe, faça o orçamento do mês e defina um valor adequado para esse presente, que não comprometa as demais despesas previstas. Se estiver com o orçamento apertado, evite gastos elevados para não se endividar ainda mais. Aproveite as ofertas e promoções típicas para esta data comemorativa e pesquise os preços do presente. Conheça bem o perfil de sua mãe, o que ela gosta e vale até perguntar o que ela gostaria de ganhar. Acertar no presente é fundamental.
Neste ano, os consumidores devem presentear suas mães com itens de uso pessoal (perfumes, calçados, vestuário, cosméticos), eletroeletrônicos, eletrodomésticos, entretenimento e lazer. Essas escolhas são sempre bem assertivas. Comprar pela internet também é sempre uma boa opção pela comodidade e até pelos preços, mas é preciso ter a atenção redobrada. Conheça as políticas de compra e a idoneidade da empresa e, principalmente, confira o prazo de entrega para não correr o risco de o presente não chegar até o próximo domingo. Pense nos detalhes, como uma embalagem e um cartão com mensagem para sua mãe. (L.G.C)
Data deve movimentar R$ 1,9 bilhão no comércio eletrônico
O Dia das Mães em 2015 deve render um crescimento de 18% nas vendas para o comércio eletrônico e movimentar R$ 1,9 bilhão. O cálculo é da consultoria E¬-bit, que atribui o avanço à disposição do consumidor em gastar mais com o presente nessa data, ainda que a variação no volume de vendas permaneça estável. No mesmo período do ano passado, o faturamento do e-¬commerce no Brasil foi de R$ 1,6 bilhão.
Ainda de acordo com a E-¬bit, as categorias de produtos mais procuradas são moda e acessórios (que representaram 19% do total de vendas no mesmo período do ano passado), itens relacionados à saúde (11% em 2014) e eletrodomésticos (11%). Cosméticos e perfumaria, telefonia, eletrônicos e livros também têm participação importante nas vendas no período.
“A cada ano, percebemos um aumento no ticket médio para o presente do Dia das Mães, fator que ajuda, inclusive, no crescimento do faturamento para a data. Notamos que as compras estão cada vez mais planejadas: o consumidor está mais informado e exigente na busca por produtos com maior valor agregado”, explicou o diretor de Inteligência e Pesquisa da E¬-bit, André Dias.