Cultura

Pais ressaltam que a paternidade não deve ser apenas uma ‘ajuda’

Pais jovens e presentes são características da nova geração

O dia dos pais é comemorado nesse domingo, dia (09), e aos poucos uma nova geração vem mostrando características de pais jovens e presentes na criação dos filhos indo contra a convenção de que cuidar dos herdeiros é apenas tarefa das mulheres. Para esses pais, a paternidade não deve ser apenas uma ‘ajuda’ na hora de educar as crianças.

O webdesigner Anderson CK Vieira conta que montou um escritório em casa, ao lado dos brinquedos da filha Beatrice de 3 anos para poder dar atenção enquanto trabalha.

“Minha esposa é professora e trabalha fora o dia todo, então eu montei a minha mesa de trabalho ao lado de uma pequena brinquedoteca, no fim do dia, ainda tenho os serviços para fazer, mas todos os dias nós vamos para a área externa da casa para fazer atividades” conta.

O webdesigner Anderson CK Vieira conta que montou um escritório em casa, ao lado dos brinquedos da filha Beatrice de 3 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Esse é o mesmo perfil do assessor Jurídico Jon Nelson, pai do pequeno Leon de dois anos e três meses que divide as tarefas com a esposa. Para ele, a educação que essa nova geração teve acesso  é o que vem mudando o comportamento.

“É o esclarecimento que a nova geração vem tendo, de entendimento de posição familiar e papéis de homens e mulheres da família devem ser igualitários, de que as mulheres tem os mesmos anseios e responsabilidades tanto no mercado de trabalho e nos cuidados dos filhos. Infelizmente ainda não é a maioria, mas sabemos que precisamos ensinar os nossos filhos de forma diferente, e isso vem da minha experiência conjugal, de que o pai não pode ser apenas uma “ajuda”. ” explica.

Jon Nelson e o filho Leon (Foto: Arquivo pessoal)

O funcionário público André Ribeiro já é pai do Ângelo e se prepara para ser pai novamente de Dimitri. Ele conta que desde a infância foi criado sabendo que a responsabilidade de criar os pequenos  não seria apenas da sua esposa.

“Quando jovem sempre me imaginei com família e filhos. Sempre pensei que a carga de criar/cuidar dos filhos, não podia ser só da mãe, e sempre me posicionei pra estar presente, participar e formar boas lembranças afetivas para o meu filho. Acho isso importante” disse.

O funcionário público André Ribeiro já é pai do Ângelo e se prepara para ser pai novamente de Dimitri (Foto: Arquivo pessoal)

Pai do Miguel Filipi Ioris, acredito que para educar os filhos é necessário estar presente.

“Procuro estar sempre com ele, mas também deixo ele ter a sua própria liberdade, acho de fundamental importância que ele já crie independência desde cedo. Quanto as dificuldades, são varias, afinal tudo é novo, cada dia são coisas novas que temos que nos adaptar e tentar lidar da melhor forma possível nas mais diversas situações” contou.

Filipi Ioris e o pequeno Miguel (Foto: Arquivo pessoal)

Quem está a espera de ser pai de primeira viagem é o Engenheiro elétrico Raniere Carvalho. Desde a gravidez da namorada, ele se preocupou em ser um pai presente acompanhando a gestação.

“Acredito que não tem como se preparar de verdade, porque pra mim é a primeira vez nisso, mas tenho bons exemplos pra seguir. Já me sinto pai e imagino como vai ser. O bebê já mexe. Já sentimos a presença dele. Então isso meio que ativa o pai em mim” contou. 

Raniere Carvalho será pai de primeira viagem (Foto: Arquivo pessoal)