De janeiro a junho deste ano, 46.343 indenizações do Seguro DPVAT foram pagas a pedestres. O número representa 29% do total de benefícios concedidos no país. Em Roraima, 460 pedestres foram indenizados.
Entre os estados, a maior incidência de indenizações no primeiro semestre do ano está em Minas Gerais (5.045). Em seguida aparecem São Paulo (4.836) e Mato Grosso (4.160), Roraima aparece em vigésimo primeiro (460).
Os pedestres são o segundo tipo de vítima que mais recebe o benefício por acidentes de trânsito, ficando atrás dos motoristas. De acordo com os dados da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, entre os casos, 79% dos pagamentos (36.472) foram para vítimas que ficaram com algum tipo de invalidez permanente. As pessoas entre 25 e 44 anos são as que mais recebem indenização, somando 42% do total de indenização.
Além disso, o veiculo responsável pela maioria das ocorrências que tiveram como vitimas o pedestre foi a motocicleta, com 29.574 casos. Já os automóveis correspondem a 28% (12.792).
Vale ressaltar que os dados de pagamento das indenizações do Seguro DPVAT retratam a realidade de acidentes em 2020 e em anos anteriores, já que levam em consideração o prazo de três anos para que o beneficiário faça o pedido.
Sobre o Seguro DPVAT
O DPVAT é um seguro obrigatório de caráter social que protege os mais de 210 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito, sem apuração da culpa. Ele pode ser destinado a qualquer cidadão acidentado em território nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre, e oferece três tipos de coberturas: morte (valor de R$13.500), invalidez permanente (de R$135 a R$13.500) e reembolso de despesas médicas e suplementares (até R$2.700). A proteção é assegurada por um período de até três anos.
Mais rapidez na liberação de indenizações
Os últimos dados do Seguro DPVAT do mês de julho mostram que 56% do total de indenizações solicitadas do Seguro DPVAT foram pagas em até dez dias. O tempo, contado a partir do momento de entrega da documentação até a efetivação do pagamento, apresenta um cenário de celeridade bem inferior aos 30 dias determinados por lei.
A melhoria é resultado das ações da Seguradora Líder, administradora do consórcio que gere o Seguro. Com foco no aperfeiçoamento da jornada do cliente, a companhia simplificou documentos e processos para dar entrada no benefício; lançou, em dezembro de 2019, o projeto de análise médica domiciliar para atender pessoas que precisem passar por análises presenciais, mas não tenham condições de se deslocar por conta do acidente; e disponibilizou um site para envio de documentos pendentes.
Neste período de distanciamento social, a Seguradora Líder disponibiliza canais para que as vítimas deem entrada no Seguro DPVAT sem sair de casa, como a central de atendimento telefônica – por meio dos telefones 4020-1596, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 022 12 04, para outras regiões -, além do aplicativo “Seguro DPVAT” disponível para download na Apple Store ou Google Play. O aplicativo já apresentou um crescimento de 22% no volume de solicitações desde o início da pandemia da Covid-19 e, até a primeira quinzena de julho, registrou mais de 156 mil downloads e mais de 11 mil pedidos de indenização.