Cotidiano

Professores fazem carreata contra retorno das aulas sem vacina

A concentração da carreata ocorreu na Praça do Centro Cívico e seguiu pelas ruas da capital

Professores de Boa Vista realizaram manifestação nesta terça-feira, 11, contra o retorno das aulas na Capital sem uma vacina contra o coronavírus. A concentração da carreata ocorreu na Praça do Centro Cívico e seguiu pelas ruas da capital. 

“É  um movimento em prol da vida, que as aulas só retornem após que a vacina esteja disponível, sabemos que há um diálogo entre o governo sobre a possibilidade do retorno das aulas e nós não queremos isso. Como o aumento dos casos foram amenizados, nós observados que o discurso é de retomada, então, nós não abrimos mão, já que não existe estrutura física e protocolo para isso.  São mais de 30 alunos em salas que não cabem 20, então como fazer distanciamento social dentro de sala de aula” questionou o professor Cirio Ricardo, um dos membros do movimento.

O movimento é organizado pelo grupo Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista (TLS Roraima), também em alusão ao Dia do Estudante, celebrado nesta terça-feira. Os educadores reforçam que os conteúdos podem ser repostos aos alunos posteriormente com a devida precaução.

“Nós estamos fazendo um ato pela vida das crianças. Somos a Capital da Primeira Infância e vamos fazer jus à esse título”, disse a professora Regy Carvalho. “A volta às aulas sem vacinas, não dá. Precisamos proteger nossos jovens e nossas crianças”, completou o professor Círio Ricardo.

PREVISÃO – A Prefeitura de Boa Vista já havia informado que ainda não há nenhuma data prevista para o retorno das aulas na Capital, mesmo com a estabilização do número de novos casos da covid-19.

“As escolas, inclusive, não aparecem em nenhuma das três etapas do Plano de Retomada Gradual da Economia em Boa Vista, que está em sua segunda fase de execução. O funcionamento das escolas só será liberado quando houver condições sanitárias que garantam a segurança de alunos, professores e demais servidores”, informou a prefeita Teresa Surita (MDB) na última sexta-feira, 07.

O movimento é organizado pelo grupo Trabalhadoras e Trabalhadores na Luta Socialista (TLS Roraima) (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)