Cultura

Artista plástica piauiense retrata universo feminino em exposição

Crescer em uma família formada por muitas mulheres fez com que a artista plástica Bayá Ribeiro abordasse em suas obras os rostos e olhares femininos. Na exposição ‘Desalinhada’, a artista apresenta telas focadas na figura feminina, experimentando o uso de cores em diferentes plataformas. Utilizando linhas de costura, Bayá foge do programado e desalinha sua arte ao convidar o apreciador a interagir com este universo.
Além das telas e esculturas, instalação com linhas fazem parte da exposição. Segundo a autora, as linhas apresentadas possuem diversos significados. “É um processo. A ideia é sair da linha e ousar, utilizar outros caminhos. Não precisar seguir padrões normativos, é observar os caminhos que a vida e a tinta vão te mostrando. Observar e escolher. Ou permanecer. Ou inventar. É sobre entrar em contato com sua própria natureza”, relata.
Bayá é pintora, escultora e desenhista. Em 2012, passou a dedicar-se profissionalmente à arte. Tem formação em psicologia. Participou do Salão de Artes Plásticas de Teresina, realizou exposição na Galeria Christofoletti, no Ecomoda Piauí e na Urban Arts Teresina.
O projeto “Desalinhada” foi selecionado para o Amazônia das Artes 2015 e, além de Boa Vista, entre os meses de maio a setembro, irá se apresentar no Sesc das seguintes cidades: São Luis (MA), Tocantins (RO) e Manaus (AM). O acervo fica aberto para visitação gratuita até o dia 29 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Galeria Franco Melchiorri, do Sesc Roraima, localizado no bairro Mecejana.
Oficina Nessa terça-feira (05), a artista irá ministrará a Oficina de Esculturas e Objetos – Elemento e Suporte na Construção, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 3621-3947. Serão 10 vagas gratuitas, a intenção é aproveitar a presença da artista no Estado para proporcionar a troca de experiências e informações acerca do fazer artístico.
Na quarta-feira (06), às 16 horas, para a abertura oficial da exposição, haverá a apresentação de Bayá ao público convidado e comunidade artística do Estado, além da contextualização de seu trabalho exposto, experiência e talento.
Serviço Exposição ‘Desalinhada’ Data: Até 29 de maio Hora: Das 8h às 12h e das 14h às 18h Loca: Sesc Mecejana Entrada Franca