Cotidiano

Especialistas avaliam programa de leitura

Programa empresta semanalmente às famílias livros para crianças de 4 a 6 anos e conscientiza os pais sobre a importância da ler

Dois especialistas internacionais da Universidade de Nova York, o pediatra Alan Mendelson e a psicóloga Adriana Weisleder, estão em Boa Vista desde ontem para mais uma etapa do estudo que vai avaliar o impacto sobre o desenvolvimento infantil do Programa Leitura desde o Berço, que começou a ser implementado este ano nas unidades de educação infantil Casas Mãe pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Alfa e Beto.
O programa empresta semanalmente às famílias livros adequados a crianças de 4 a 6 anos e conscientiza os pais sobre a importância da ler para os filhos desde o berço. Mensalmente, os pais participam de uma reunião onde recebem instruções sobre as melhores formas de ler e interagir com as crianças durante a leitura para estimular seu desenvolvimento.
Conforme os especialistas, o impacto de intervenções sobre o desempenho escolar posterior costuma ser significativo. Estudos internacionais mostram que o hábito regular de ler e conversar com uma criança de 3 anos faz com que ela chegue à escola com um vocabulário três vezes maior do que as que não viveram isso. Como as palavras são os tijolos com que se constrói o pensamento, esse hábito desenvolve a capacidade cognitiva, fazendo com que essas crianças tenham resultados escolares muito superiores às outras. Como a leitura é um hábito muito mais frequente nas famílias de nível socioeconômico superior, a adoção do Programa Leitura desde o Berço pela prefeitura visa, sobretudo, reduzir as desvantagens com que as crianças de famílias com nível socioeconômico mais baixo costumam chegar à escola, reduzindo as desigualdades sociais. O Programa Leitura desde o Berço está sendo progressivamente ampliado e até o ano que vem deverá incluir todas as creches.
As evidências científicas indicam que estímulos adequados nos primeiros anos de vida têm um impacto sobre o desempenho escolar das crianças (e sobre seu desempenho profissional, quando adultas) muito maior do que os investimentos feitos na educação formal.
Em função disso, a Prefeitura vem ampliando e qualificando suas políticas públicas dirigidas à Primeira Infância. Com um trabalho diferenciado, vem implementando um conjunto articulado de programas para esta faixa etária, todos inspirados nas mais atuais evidências científicas internacionais sobre o que traz melhores resultados para o desenvolvimento infantil.