Cotidiano

Pelo menos 15 idosos da Casa do Vovô estariam com Covid-19

Após constatar que os idosos haviam contraído o coronavírus, o Ministério Público Estadual recomendou que os outros idosos fossem levados à APC para realizar exames

Os idosos que residem no Abrigo Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, conhecido como Casa do Vovô, foram encaminhados para a Área de Proteção e Cuidados (APC) da Operação Acolhida, a pedido do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).

A Promotoria de Justiça do Idoso recomendou à Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social), na sexta-feira (14), que todos os idosos acolhidos no abrigo fossem levados à APC para realização de exames e avaliação do estado de saúde. As transferências foram finalizadas nessa terça-feira, 18 de agosto.

Segundo o Ministério Público, a recomendação se fez necessária após a internação de 15 idosos infectados pelo coronavírus, na APC. Diante da situação, o MPRR solicitou que outros 15 idosos também fossem acompanhados e recebessem cuidados médicos, passando por exames de covid e para serem monitorados.

“A intenção é minimizar o risco de agravamento da Covid-19 entre os idosos, uma vez que a terceira idade vem sendo duramente atingida pelo coronavírus”, disse o MPRR.

O promotor de justiça Lincoln Zaniolo explica que os idosos devem passar por exames, além de terem a saúde monitorada pela equipe multidisciplinar do Hospital de Campanha.

“É essencial que a integridade dos idosos seja resguardada e a APC é provida de profissionais de saúde, serviços gerais e apoio, medicamentos, EPIs, material de higiene pessoal e limpeza para garantir um atendimento digno e a proteção integral desses idosos”, destacou o Promotor de Justiça.

O MPRR acompanhará a evolução do estado de saúde dos idosos que agora estão na APC e o retorno deles para a Casa do Vovô deve ser realizado em momento oportuno.

SETRABES – A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) informou que tomou todos os cuidados e providências a respeito dos idosos abrigados sob sua responsabilidade.

Explicou que os idosos que tiveram resultado positivo que são menos da metade dos assistidos pela Secretaria, foram tratados na própria unidade, e em seguida foram feitos exames de tuberculose nos assistidos que foram encaminhados para a Área de Proteção e Cuidados (APC) no intuito de realizar outros exames necessários e complementares.

Esclareceu ainda que foi dado conhecimento da situação ao Ministério Público de Roraima.

A Setrabes ressaltou que está disponibilizando toda a equipe de profissionais da área de saúde do Centro do Idoso com toda atenção necessária, e adotando os cuidados e prevenção com os doentes.  

Ressaltou ainda, que a unidade da Casa do Vovô tem um componente de saúde em torno de 32 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, todos cedidos pela Sesau (Secretaria de Saúde).

Informou ainda que todos os cuidados com higiene e limpeza, bem como o acompanhamento médico são realizados dentro da unidade, que diante a pandemia ocasionada pela COVID-19, estes têm sido intensificado no intuito de minimizar todas as consequências ocasionadas pela pandemia.

Ainda nesse sentido, a Setrabes ressalta, que teve seu quadro de cuidadores e auxiliares de cuidadores reforçados por meio de processo seletivo simplificado ocorrido no mês de julho, ofertando mais assistência aos idosos neste período de pandemia da COVID-19.