Cotidiano

Testes para diagnóstico precoce de HIV/Aids são distribuídos

Já foram repassados 840 testes para as unidades básicas de saúde e para as organizações não-governamentais do município

O diagnóstico precoce de HIV/AIDS será fortalecido em Roraima, por meio de um projeto-piloto do Ministério da Saúde (MS). A previsão é de que 1.000 autotestes de HIV sejam disponibilizados em Boa Vista, por meio de distribuição gratuita, exceto para o público menor de 12 anos.

O projeto tem como foco agilizar o atendimento das necessidades e diminuir o tempo de permanência em unidades de saúde durante a pandemia de COVID-19. Os testes começaram a ser distribuídos no início deste mês para populações-chave e prioritárias, que buscam testagem no serviço de saúde.

Segundo a gerente do Núcleo de DST/AIDS/HV/DVE/CGVS, Sumaia Dias, já foram repassados 840 testes para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para as Organizações não Governamentais (Ongs) do município. Os outros 160 testes ficarão em estoque para reposição.

“O objetivo é garantir o diagnóstico precoce de todas as infecções sexualmente transmissíveis, HIV, sífilis e hepatites virais e, assim, manter o controle, ou iniciar o tratamento nos casos em que houver a confirmação da doença”, explicou.

Ainda conforme a técnica, o projeto visa também à descentralização dos serviços e criação de demandas de testes de HIV entre aquelas pessoas que não são alcançadas pelo serviço, ou que precisam ser testadas com mais frequência devido à sua maior vulnerabilidade ao risco de contrair o HIV.

PASSO A PASSO – O teste funciona da seguinte forma: a pessoa coleta sua própria amostra, podendo ser fluido oral ou sangue e, em seguida, realiza o teste e interpreta o resultado sozinho. O autoteste é confiável, mas ainda é um teste de triagem. Por esse motivo, todos os indivíduos com resultado reagente no autoteste devem realizar testes adicionais no serviço de saúde com um profissional capacitado.

O autoteste acompanha uma bula ilustrativa com o passo a passo para a realização do procedimento e conta com suporte ao usuário 24 horas por dia, através de um número 0800 com acesso a profissionais capacitados para esclarecer dúvidas.